segunda-feira, junho 16, 2008

Muita água no peixe congelado

Um alerta importante da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor: há excesso de em peixes congelados, e algumas embalagens não contêm o produto indicado no rótulo.
O peixe congelado nunca foi alvo de desconfiança para o empresário Francisco Moisés. “A embalagem é transparente, e você quase não vê gelo na posta de peixe”, ele pondera. Mas de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor feita em São Paulo, algumas empresas que vêm de filé de peixe congelado estão colocando muita água no produto – até 35 % acima do permitido.
“Não tenha dúvida: se houver maior quantidade de água do que o permitido pelos órgãos de fiscalização, é que houve má-fé dessa empresa”, alerta José Edísio Batista, médico da Vigilância Sanitária.
O JH fez uma experiência:comprar 3 embalagens de filé de peixe – 2 de pescadinha e 1 de merluza. Pesaram os peixes congelados, e todos deram mais que 500 gramas. Depois, descongeram e retiram a água. Somando a água das três embalagens, deu quase três copos. Aí, pesaram os peixes descongelados.
o primeiro filé de pescadinha, que congelado estava com 530 gramas, deu 405 sem a água – 125 gramas a menos. A segunda embalagem, que estava com 535, descongelada ficou com 435 gramas. A merluza teve a maior diferença: congelada, 520 gramas; sem a água, 390 gramas.
A pesquisa também mostrou que, além do excesso de água, algumas empresas vendem o peixe congelado de uma espécie diferente da indicada na embalagem. “Eu já comprei um filé como dourado, mas era outro peixe”, lembra Francisco Moisés.
Quem passar por esse problema pode fazer uma queixa no ministério da Agricultura.
Fonte:Jornal Hoje

Um comentário:

MérciaMorenno disse...

Estou até o momento congelada com a quantidade de agua que retirei de postas de cação comprada no mercado CALVO (R. das Pedras - Z.Leste - SP).A empresa que fornece é a NEW FISH. Gente...fiz um vídeo pois se eu contasse, não acreditariam. Foram 650ml de agua de 1.435Kg descrito na embalagem!!! Daquelas imensas postas sobraram apenas 4 míseros filés!