terça-feira, maio 13, 2008

Dia da Abolição da Escravatura


Será que não existe AINDA uma Escravidão disfarçada?

No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, extinguindo a escravidão no Brasil! Os escravos por fim conseguiram suas alforrias (libertação). A abolição da escravatura não aconteceu do dia para noite, vários movimentos antecederam a data. 3 anos antes em 1885, foi aprovada a Lei dos Sexagenários. Pela lei os escravos ao completarem 60 anos eram libertos. Esta era uma forma de ir gradualmente extinguindo com a escravatura. Você também deve ter ouvido falar da Lei do Ventre Livre. Os filhos nascidos depois do dia 28 de setembro de 1871, após completarem 8 anos poderiam ser libertados caso o proprietário concordasse. O proprietário recebia uma indenização do governo, que criou este mecanismo como um instrumento de incentivo a libertação dos escravos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não lembrava q ano foi assinado a lei áurea,nem q hoje se comemora esta data.Helena

Anônimo disse...

Engraçado é que as pessoas pensam que sempre houve a escravidão do povo negro.Não,ela é contemporânea com a descoberta das Américas e do continente Africano,antes,grandes e épicos povos africanos eram não só poderosos mas também pertenciam a grandes reinados,possuidores de riqueza e conhecimentos de engenharia,estratégia de guerra,dominio de varios dialetos e idiomas.A África por ser um continente,possui VÀRIAS etnias,a única semelhança é a cor e mesmo assim alguns povos são mais claros e outros têm várias "tonalidades" diferentes entre si.Falo isto devido à ignorância do povo brasileiro,segundo país de maior povo negro no mundo,o primeiro é a Nigéria,e da grande probalidade de possuir em seu sangue um traço,uma herança deste povo muito especial,tão especial qto o ariano, o amarelo,todos somos criaturas de Deus e todos fomos originários na Africa e depois ao emigrarmos por diferentes regiões do mundo foi necessário para nossa sobrevivência,mudanças no cabelo,melanina,cor de olhos,etc.Também quero dizer que o fato de os negros americanos e os brasileiros mestiços da região norte e nordeste no Brasil que possuem olhos claros é devido à sua herança de uma nação africana - claro também á mistura com o branco.visite-me em meu space:http://claudiaacsah.spaces.live.com/ eu sou Apaixonada por Garopaba,e eu sempre brinco que a diferença dela do Rio de janeiro é que no Rio os pobres moram em cima nos morros e os ricos em baixo e em Garopaba é ao contrário os ricos moram nos morros e os pobres em baixo,no plano,beijos.Espero seu retorno se vc tiver tempo.Adorei seu blog e coloquei um link dele no meu.

Anônimo disse...

existiam negros livres e ricos no Canadá,até casados com brancos que,ao iniciar-se a escravidão nos EUA,recebiam amigos em suas casas para buscarem liberdade,inclusive se precisasem viajar aos EUA,mesmo snedo prósperos corriam o risco de serem escravizados.Tem um filme americano que conta uma destas histórias.