domingo, março 15, 2009

A cidade do sol


Tinha visto o filme O Caçador de Pipas, mas ao ler o livro nesta semana, fui envolvida completamente, por uma mistura de sentimentos que a história passa (amizade, lealdade, pureza,traição, culpa, preconceito....)
Devorei em 4 dias, uma história fascinante e estou novamente "enfeitiçada" por outra história do mesmo autor.

Hoje comecei a ler a Cidade do Sol.

A cidade do Sol conta a história de duas vidas que se entrelaçam durante o período da invasão russa ao Afeganistão até a chegada dos Talibãs àquele país. Mariam e Laila são mulheres tão diferentes e o destino quis que tivessem vidas tão iguais.
O texto tem um relato histórico riquíssimo, da década de 70 aos nossos dias. Uma descrição poderosa e perturbadora da violência e da guerra, mas também uma evocação lírica da vida e da eterna esperança de suas duas personagens inesquecíveis.
É horrível ver como as mulheres afegãs foram e são cruelmente tratadas e como têm que viver submissas a tudo e a todos.
O livro é permeado por lembranças, sentimentos de culpa, tristezas, saudades de uma vida nunca vivida.
Descrição:

"Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rasheed, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela História, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a História continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somo iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios."

Nenhum comentário: