segunda-feira, setembro 08, 2008

Trabalho continua desigual no Brasil, diz estudo da ONU

O mercado de trabalho no País mantém nível significativo de "desigualdade, alto déficit de trabalho decente e grau de desemprego e precariedade preocupantes", aponta pesquisa da ONU.
Esse quadro desfavorável é realidade no Brasil, apesar do avanço da qualidade do trabalho e do impacto cada vez maior do aumento do Produto Interno Bruto na criação de vagas, como aponta a experiência brasileira em anos recentes.
Estas são conclusões do estudo Emprego, Desenvolvimento Humano e Trabalho Decente: A Experiência Brasileira Recente, feito pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Organização Internacional do Trabalho (OIT), lançado hoje, no auditório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília.De acordo com a publicação, manter o ritmo de crescimento da atividade econômica é a primeira recomendação para criar emprego de forma sustentada e condições que garantam a melhoria da qualidade dessa ocupação.
O argumento essencial do levantamento é que o boom da economia não é suficiente para promover desenvolvimento humano, edificar sociedades mais justas e criar postos de trabalho de qualidade e na quantidade necessária para acolher a crescente oferta de mão-de-obra. "Para isso, são necessárias também políticas de Estado."
Leia mais sobre o mercado de trabalho brasileiro
Fonte:Último Segundo

Nenhum comentário: