quinta-feira, agosto 27, 2009

Sou a favor da Cremação


No jornal ZH de ontem saiu uma reportagem que numa comunidade em Rio Grande, o cemitério só tem uma vaga.
No ano passado numa cidade do interior de SP um prefeito baixou um decreto que ninguém poderia morrer porque o cemitério da cidade não havia mais lugar.
Vejo que este problema é cada vez mais notícia, tudo porque a população cresce...
A morte é inevitável, é algo tão certo na nossa vida, por mais que não desejamos falar.
Vejo na cremação a melhor maneira para o destino da “nossa matéria”. Não ocuparíamos espaço (mesmo que seja embaixo da terra), e também seria bem melhor para o meio ambiente.
Não concordo com esta “tradição” de visitar e levar flores para os que não estão mais nesta dimensão.
Sempre digo que flores são para os vivos, para que possamos cheirar apreciar a beleza e o encanto.
E devemos visitar as pessoas que amamos que nos ensinam algo de bom em vida.
Eu quero ganhar flores enquanto eu puder pegar com as mãos, abraçar quem me oferece.
Para que cemitério? Para que coroas? Pura bobagem, desperdício.
A cremação deveria tornar-se viável para todos.
O governo deveria incentivar este ato.
Além do mais, cemitério nada é mais que algo triste, onde os túmulos são saqueados e o mosquito da dengue se multiplica.
Sou a favor da cremação.
Quando eu partir,depois que meus órgãos forem doados, minhas cinzas deverão ser jogadas no Beira-Rio (meu segundo lar).
Estou sempre pronta para receber flores, em qualquer momento, desde que seja antes da minha partida.

15 comentários:

Anônimo disse...

Mariana. Prefeito nenhum faz CEMITERIOS E PRESIDIOS...com o medo de "INAUGURA-LOS"...um abraço.- Jader Martins.-

Unknown disse...

Mariana, disse para minha família que sou doadora de órgãos e que quero ser cremada pois, meu espírito vai precisar de orações e pensamentos alegres. Esta história de obrigar as pessoas a limpar túmulos, pintá-los e visitá-los não está com nada.
Só não concordo com jogar as cinzas no beira rio, ainda tem tempo de jogar no Olímpico. kkkkkk
Beijos no teu coração.

Unknown disse...

Mariana tenho esse mesmo pensamento.Não adianta ir a velório e conservar tumulos etc...se em vida as vezes nem se dão. Sou do hoje do agora.

Majoli disse...

Olá Mariana, concordo plenamente contigo em tudo o que disse.
Tenho o desejo de ser cremada após minha morte (espero que demore um cadinho pra isso acontecer...rs), e flores?...ah quero inalar o perfume de todas elas enquanto viva, depois, façam por mim preces e nada mais.

Adorei seu post.
Beijos.

Lisette Feijó disse...

Mariana é uma sábia decisão, eu tomei esta a 1 ano e 7 meses atrás e continuo colocando flores em minha casa para minha filha, grande bj Lisette

Sandra Figueroa disse...

Hola. Tambien estoy a favor de la cremacion. Un gusto leerte. Besos, cuidate.

mimbre disse...

Oi Mariana ...
Eu concordo com o seu pensamento. as flores devem ser dadas em vida. Depois de servir lamentar mortos e restos humanos têm trancados em gavetas, caixas e urnas... povos antigos eu cremado seu ahorano mortos .. Por que isso? Obrigado por sua visita e suas palavras
Un abrazo enorme
Osvaldo

mimbre disse...

Oi Mariana ...
Eu concordo com o seu pensamento. as flores devem ser dadas em vida. Depois de servir lamentar mortos e restos humanos têm trancados em gavetas, caixas e urnas... povos antigos eu cremado seu ahorano mortos .. Por que isso? Obrigado por sua visita e suas palavras
Un abrazo enorme
Osvaldo

entremares disse...

É tudo uma questão de cultura, não é? Sempre fomos criados e habituados a "visitar" os entes queridos na forma de uma marca no chão, ladeada de flores.
É como expressar luto vestindo de preto... ou de branco.
A cremação é óptima, mas é só uma opção. Tal como a doação de orgãos. Há decisões que só cada um pode tomar, mesmo que não nos agradem...

Fica bem...
Rolando

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Disse bem.Também sou a favor, até porque corpo é só matéria, oque vale é o espírito,as boas lembranças que deixaremos, as amizades,os abraços. E concordo ainda sobre receber flores.Se quer me presentear com flores que seja enquanto vivo.Beijos e obrigado pelo carinho.

Anônimo disse...

Olha Mariana, é uma questão de cultura o enterro, as flores, as visitas. Mas,o que fica são as obras, as lembranças e a saudade dos entes queridos.E esses sentimentos podem bem ser cultivados na casa, num cantinho qualquer que, de uma forma ou outra lembre da pessoa que partiu.Penso que o custo da cremação também afugenta um pouco as pessoas. Agora, para os corruptos, deveria ser obrigatória a fogueira.Sem dó. Um abraço do Éverton.

Luciano Braz disse...

Oi Mariana, que situaçao esta hein!

Como é que a gente vai paassar o resto da vida morto nesta situaçao hein rs ! PECADO !
Por esta e outras que tomei a decisao de náo morrer por enquanto rsrsr ( que os anjos digam amém)


Querida, sempre bom vir lhe visitar, quero que saiba que fico lisongeado ao receber suas palavras, tenha um lindo final de semana e sorria muito, a gente merece ser feliz ! um beijo

Luciano Braz

Luciano Braz disse...

Só mais uma coisa ... quanto a doar os orgaos o meu cerebro vai ser colocado vai ser colocado a leiláo, mas eu to pensando em fazer isto em vida, assim posso usufruir deste beneficio rsrsrs

Amiga, desculpas as brincadeiras mas estas coisas só rindo para nao chorar rsrs !

Mariana disse...

Fiquei muito feliz e grata com a opinião de cada amigo.
Aprendo um pouco com cada um e assim vou crescendo.
Se não der hoje,em breve entrarei lá no blog de cada um e deixarei meu recado.
E ao Éverton,amigo de Santa Maria(Q NÃO TEM BLOG),deixo meu agradecimento pela presença contante.
Me esperem nos seus blogs,q estou chegando para tomármos um chimarrão ou chá.
Grata pela presença.
Beijos

Helena disse...

È amiga Mariana:)

Morte mesmo é longe dela. mas tambem não queria desaparecer de vez...nem sequer pensar...

Adorei os dois paragrafos:... devemos visitar as pessoas que amamos que nos ensinam algo de bom em vida.
Eu quero ganhar flores enquanto eu puder pegar com as mãos, abraçar quem me oferece.

Mas desaparecer de vez...(até posso vir a mudar de ideias,mas assusta-me...)

Muito obrigada por ser assim e mexer em assuntos que toda a gente põe de lado.

Obrigada pela sua visita aos miminhos será sempre um prazer a sua presença.

Um beijo carinhoso.
Um fim se semana muito feliz.