segunda-feira, julho 07, 2008

A importância do uso de protetor solar no inverno

No verão, por conta da exposição intensa ao sol, as campanhas de prevenção ao câncer de pele se tornam mais comuns. Ainda assim, é errado pensar que no inverno esses cuidados devem ser deixados de lado.Segundo Ricardo Antunes, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia e diretor do Instituto Paulista de Cancerologia, os raios ultravioleta B (ou UV B) alternam sua intensidade em alguns períodos, mas os raios ultravioleta A (ou UV A) têm poder de penetração regular durante todo o ano.
“Grande parte dos casos de câncer de pele está relacionada ao raio ultravioleta B, que é mais agressivo à pele e penetra conforme a intensidade solar. Já o ultravioleta A tem relação com o melanoma, que é um câncer mais severo. O raio penetra a camada de ozônio com facilidade e atinge as pessoas de forma menos intensa, mas contínua”.
O especialista ressalta ainda que o câncer de pele é um tipo de efeito cumulativo, que pode aparecer 20, 30 ou 40 anos depois da exposição exagerada aos raios UV A e UV B.
Protetores solares até o fator 30 são suficientes. Vale lembrar, no entanto, que a proteção dura apenas 30 minutos e o protetor deve ser reaplicado a cada banho e situação de suor. “É importante evitar períodos de maior intensidade solar, entre 10h e 15h, que também são perigosos no inverno”, afirma.
Fonte:G1

Um comentário:

Unknown disse...

Que falta ja nos faz
A camada de ozônio
Esse sol escaldante
Verdadeiro pandemônio.