quarta-feira, julho 09, 2008

União estável ou casamento civil

Casar de ‘papel passado’ já não é mais a única opção há tempos. Mas, ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas sobre a união estável, e até mesmo sobre a velha e boa união civil.
Enquanto a união estável é uma relação que se estabelece naturalmente, sem formalidade, a união civil é um negócio jurídico, um contrato de casamento, um ato formal. Segundo Marcial Casabona, do Casabona e Monteiro – Advogados Associados, as diferenças entre uma e outra forma de união são basicamente quanto ao regime de bens, direito das sucessões e herança.
A escolha pela união civil ou estável depende muito de cada situação e dos interesses das pessoas envolvidas. “Geralmente, o casal leva em conta especialmente os interesses patrimoniais, além das vinculações com o meio social e seu conservadorismo ou não”, diz ele.
Na prática, no que diz respeito à herança, por exemplo, a pessoa que opta pela união estável tem direito a uma parte menor do patrimônio da pessoa que faleceu em comparação com uma pessoa na mesma situação que tenha optado pela união civil. “Nesse caso, a diferença é brutal, podendo o companheiro ou companheira “perder” mais da metade da herança a que teria direito pela união civil, dependendo do número de filhos que o companheiro (a) tinha”, explica Casabona.
. Quando ocorre união estável, as duas pessoas que passam a morar juntas podem estabelecer um contrato de convivência, que define o regime de bens e as regras de convivência. Mas quase ninguém faz essa opção. Por isso, automaticamente o casal passa a viver sobre as regras da comunhão parcial de bens. “Nesse caso, as duas partes tem direito sobre todos os bens e patrimônios conquistados após a união”. Na união civil, o casal é obrigado a escolher no momento do pacto antenupcial um dos regimes de bens em vigor no Brasil.
Giovanna Lopes Fonte:notícias Ig

2 comentários:

Unknown disse...

Se casamento fosse bom não precisaria de testemunhas etc... etc..., mas como eu sou do antigamente sou favoravel que 1º os dois se amem, e 2º que tudo seja dividido igualmente, mas como hoje os interesses financeiros acabam sobrepujando os do espirito deve mesmo haver uma negociação antes de tudo.

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!