quinta-feira, julho 03, 2008

Ruptura de aneurisma da aorta chega a matar 90% dos pacientes

Problema tem de ser monitorado constantemente; cirurgia para correção é arriscada.Colocação de prótese dentro da própria artéria aumenta chance de sobrevivência.
A ruptura de um aneurisma da artéria aorta é um dos quadros mais graves que podem chegar a um serviço de emergência.
No caso de uma ruptura de aneurisma de aorta, de 80% a 90% dos pacientes não chegam ao hospital. Dentre os que conseguem chegar e são submetidos ao tratamento cirúrgico convencional, 40% a 50% morrem no período pré e pós-operatório. A mortalidade total da ruptura de aneurisma de aorta, portanto, chega a 90%, somando-se todos os casos. A aorta é uma artéria que sai diretamente do coração e desce paralelamente à coluna vertebral, distribuindo o sangue oxigenado aos órgãos do corpo. Por sair diretamente do coração, suas paredes estão submetidas a pressões muito altas. O aneurisma de aorta é uma dilatação na parede da maior artéria de nosso corpo. As paredes das artérias, que são constituídas de várias camadas de tecido muscular, fragilizam-se e forma-se uma dilatação.
Alguns fatores de risco são conhecidos e devem ser controlados para diminuir o risco do rompimento da dilatação. A hipertensão arterial e ateroesclerose (endurecimento das parades das artérias) são os mais importantes desse grupo. Os aneurismas de aorta não costumam causar sintomas até que a dilatação já esteja muito grande. Entre os sintomas que chamam a atenção para o problema podem estar a dor abdominal, algumas vezes com irradiação para a região posterior (costas).
O tratamento cirúrgico é utilizado há mais de 40 anos e até pouco tempo atrás era a única opção.
O cirurgião, após determinar pelos exames as dimensões do aneurisma e sua localização na artéria aorta, abre a artéria doente e coloca uma prótese que substitui o trecho dilatado. Uma cirurgia muito grande, de alto risco e longa duração.
Há alguns anos os médicos passaram a ter a possibilidade de colocar a prótese por via endovascular, ou seja, por dentro da própria artéria. Através de uma incisão na virilha, um cateter progride até o trecho dilatado e instala a prótese sem a necessidade de uma cirurgia.
Fonte:ciência e saúde G1

7 comentários:

Antonio Paulo disse...

Minha cara Mariana após passar por cirurgia colocando 3 pontes de safena e 2 mamarias em 01/1998, e estando ai até hoje mesmo não me cuidando como deveria, sempre soube que esse caso de aneurisma da aorta é bem mais grave, e torço para que os portadores desse mal saiam-se bem nas suas cirurgias.

Angélica disse...

Meu pai passou por uma cirurgia de rotura de aneurisma de aorta com 57 anos e hipertenso, pois hj ainda se recuperando lentamente ainda realizando alguns exames a cirurgia foi um grande sucesso foi realizada no dia 14/04/2010 no Hosp. do Mandaqui em SP mais ainda existem muitos cuidados com ele foi encaminhado para o cariologista e o cirurgião Vascular do próprio hospital ainda o acompanha , mais foi um susto muito grande e espero que ele saia logo desta será? amigos que ele poderá voltar a ter uma vida normal?

Paulo Sidney disse...

No dia 04/01/2004,tive um mal subito,fui internado sendo tratado com sintomas de angina.No dia 5 fui transferido para um outro hospital por exigencia do méu cardiologista, neste mesmo dia acabei passando por cirurgia colocando uma protese na aorta e uma valvula no coração. Hoje passados oito anos continuo sendo tratado pelo Dr. Marcelo Scarabucci a qual devo minha vida a ele e a equipe de jovens cirurgioes e a DEUS qual peço que os abençoem em seus trabalhos.

Paulo Sidney disse...

No dia 04/01/2004,tive um mal subito,fui internado sendo tratado com sintomas de angina.No dia 5 fui transferido para um outro hospital por exigencia do méu cardiologista, neste mesmo dia acabei passando por cirurgia colocando uma protese na aorta e uma valvula no coração. Hoje passados oito anos continuo sendo tratado pelo Dr. Marcelo Scarabucci a qual devo minha vida a ele e a equipe de jovens cirurgioes e a DEUS qual peço que os abençoem em seus trabalhos.

Anônimo disse...

http://site.ru - [url=http://site.ru]site[/url] site
site

Anônimo disse...

Over time it grew into a all over the world of system of connected computers which in turn became referred to as the internet. Two truly common forms of loans for people with less-than-perfect credit, instead more constrained and the mortgage period currently being restricted? Nonetheless, we can not overlook the point this others picked up from a single of a huge number of locations. same day loans Almost all of my life may be defined by your rhythms avoid lots of problems in the future!

Anônimo disse...

The money package can be an open party invitation to those which till time couldn?t meet their expenses easily and quickly. Ever wonder, how can you solve a person's fiscal instability which will affects our own credit score. Many merchants and companies help education and present back to folks the area by helping out with grants for brand new students. instant payday loans online My spouse and i called them and they laughed and said that if I actually wasn't taken care of, the go to would be totally free.