Para entrar em vigor projeto depende de aprovação na Câmara dos Deputados e depois da sanção presidencial.
Um projeto de lei aprovado ontem no Senado proíbe motoristas habilitados há menos de um ano de dirigir em rodovias e estradas.
A restrição só não se aplicaria nos trechos urbanos dessas vias. A entrada em vigor da lei depende de aprovação pela Câmara dos Deputados e da sanção presidencial.
A votação de ontem ocorreu na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado e tem caráter terminativo – não precisa ser apreciada pelo plenário da Casa.Pela lei em vigor, os motoristas só recebem a CNH definitiva um ano após a aprovação nos exames – desde que não tenham cometido infração grave ou gravíssima no período ou que não tenham sido reincidentes em infração de grau médio.
O projeto prevê que o motorista flagrado infringindo a regra terá cometido falta grave e estaria sujeito, portanto, a não receber o documento permanente.
O diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres, acha importante o projeto, mas acredita ser difícil fiscalizar a circulação de novos motoristas nas estradas.
Medida atingiria mais de 2 milhões de motoristas.
O professor de Engenharia de Transportes da Unicamp Diogenes Cortijo Costa diz que não conhece pesquisas que mostrem incidência de acidentes maior no primeiro ano de carteira.
– Dirigir na cidade tem mais perigos, como cruzamentos, maior concorrência de veículos e pedestres. O problema na estrada é a velocidade, que diz respeito apenas ao próprio condutor – diz.
Fonte:ZH
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Mariana como motorista profissional não desmerecendo ninguém acho que é valida essa leí mas irão cumpri-la?
Mesmo que alguém possa achar que dirigindo na cidade esta apto para a estrada que conhece sabe que não é assim.
Mariana toda experiência necessita de um tempo maior e principalmente os jovens motoristas precisam saber respeitar e entender que é necessário todo cuidado para sua sobrevivências, é difícil para um jovem com 18 anos aceitar que tem que ter cuidado pois nesta idade eles acham que sabem de tudo...nós já fomos jovens lembra...um abraço Lisette.
Postar um comentário