domingo, setembro 19, 2010

Congresso fez por merecer Tiririca



///////////////////////////////////
//////////////////////////////////

Pior do que está, pode ficar

Assistindo a um canal de TV por assinatura, o médico Fernando Rocha de Oliveira deparou com a propaganda do candidato Tiririca, com seu slogan pior do que está não fica, e fez um comentário que merece reflexão por parte de deputados e senadores:
– Os deputados merecem o Tiririca.
O doutor tem razão: de certa forma, o Congresso pediu para ter um Tiririca com mandato e imunidade parlamentar. A crise de credibilidade enfrentada nos últimos anos adubou o terreno para a eleição de figuras caricatas, que, como confessa o palhaço Tiririca, não têm ideia do que faz um deputado, mas descobrirão quando chegarem lá.
Se Tiririca for realmente eleito deputado por São Paulo, e ainda por cima como um dos mais votados, será aconselhável fazer uma alteração no regimento para que possa comparecer às sessões vestido com a indumentária de palhaço.
Seria uma lembrança permanente aos colegas de que não podem brincar com o eleitor.
Ainda não apareceu um Tiririca entre os favoritos para se eleger entre os 54 senadores, mas nem precisa. Há, entre os suplentes que assumiram, legítimos representantes dos que dão ao plenário azul do Senado um certo ar circense quando ocupam os microfones.
Uma Câmara que já elegeu Severino Cavalcanti como presidente e permitiu a farra das verbas de gabinete não pode se constranger de ter um Tiririca para ser chamado de “nobre colega”.
Um Senado que permitiu todos os desmandos noticiados nos últimos dois anos e que virou cabide de emprego para os apaniguados não poderia se constranger se um dos candidatos bizarros que desfilam no horário eleitoral se elegesse em 3 de outubro.
A culpa é dos eleitores que elegem esses tipos, mas também dos partidos, que dão guarida à bizarrice. Basta assistir ao horário eleitoral para saber que o RS não é exceção: também aqui, no Estado que se gaba de ser o mais politizado do país, há tiriricas sem fantasia, concorrendo por partidos de porte. Ou será possível levar a sério, por exemplo, candidato que usa o nome de Deus em vão para tentar se eleger ou que se apresenta como galista e tem como única proposta conhecida a volta das rinhas de galo?
Aliás
Tiririca é um fenômeno na internet: segundo o site Comunique-se, o candidato do PR ultrapassou os três principais postulantes a presidente em buscas no Google e um dos seus vídeos no YouTube tem mais de 3 milhões de acessos.
A popularidade de Tiririca é a prova de que a renovação pela renovação não qualifica o parlamento e de que nada é tão ruim que não possa piorar.
Rosane de Oliveira:Jornalista política
Fonte:Zero Hora

47 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde Mariana,
vim agradecer a visita e naturalmente conhecer o seu blogue.
Desejo um resto de excelente Domingo.

Beijinhos,
Ana Martins
Ave Sem Asas

Gilmar disse...

Vejo com tanta tristeza tais ocorrências, Mariana! Significa que o modelo educacional do país está a fracassar. Significa que o coronelismo ganhou outras "caras" e passa a beber da ignorância! E me entristeço, ainda mais, porque são situações que se repetem, incansavelmente. Elas se repetem e não conseguimos aniquilá-la.

Meu carinhoso abraço!

Guará Matos disse...

Mariana até concordo com a Rosane de Oliveira, mas em partes.
Culpar o Tiririca pelo caos político no país é no mínimo insensatez. Comparar a eleição dele com a de Severino Cavalcanti é damais!
Sabe, acredito que por trás de tanta indignidade, existe uma carga imensa de preconceitos contra o Palhaço e humorista Tiririca.
Por que não nos indignamos com essa veemência contra a tentativa da Marta Suplicy de se eleger ao Senado, já que seu governo na Prefeitura de São Paulo foi caótico e coberto de nuvens pesadas?
Por que a jornalista não "berra" contra o Netinho que confessou a normalidade de se bater em mulher?
Por que não gritar contra o Tarso Genro, que nem a filha dele o suporta?
Por que não condenar de forma viril a volta do Zé Dirceu ao comando das ações políticas no PT?
Por que não se posicionar contra a Fernando Collor de Mello?
Por que não chamar a atenção para a candidatura à reeleição de Sérgio Cabral, no Rio?
Por quê, Por quê?
O Tiririca representa o retirante, o desassistido, o que rir da própria desgraça. Ele não é intelectual, nem bonito . rico muito menos e não é "arroz de festa" e sim um comediante que fala "bobagem", mas que no fundo carrega verdades que incomodam a elite!
Tiririca representa a inocência, a brincadeira, o desleixo. Essa realidade bate na cara dos preconceituosos que não suportam ver um representade humilde e popular nas camadas sociais mais baixas!
Severino Cavalcanti, Maluf, Genoino, Dirceu. Waldemar da Costa Neto, Bispo Rodrigues, José Paulo Cunha, Roberto Jeferson e tantos mais, se envolveram com falcatruas, Tiririca faz humor e tem todo o direito de se candidatar, ora! Ninguém pode pré julgá-lo! A candidatura dele foi aceita sem restrição, pois, não tem envolvimentos com safadezas, ao contrário de muitos que conhecemos.
Aceito que muitas pessoas não concordem com a candidatura do humorista, entretanto, a falta de respeito e o preconceito contra o Tiririca cheira a bizarrice! É nojento!
Descriminar alguém pelo simples prazer de se achar muito é covardia!
Escrevendo com esse ranço oligofrênico a autora do texto esta fazendo por merecer o título de "abestada".
A análise simplista de Rosane de Oliveira transborda de conjecturas.

Beijos.

Guará Matos disse...

M perdoe Mariana o texto longo, mas era preciso.

Bjs.

Silene Neves disse...

Olá Mariana!

Vim agradecer a visita! Dizer que estou arrepiada com os dizeres do seu perfil... e também muito feliz em te ver seguindo-me!

Seu blog é maravilhoso!
Esse post é fantástico!
Beijos nesse domingo iluminado!
Sigo-te feliz!
Beijos da Sil.
Estarei sempre aqui!

Franck disse...

Interessante post! E, obg pela visita, passando por aqui,sigo-a tbém!
Uma boa semana!

chica disse...

stamos muito bem arrumados mesmo por aqui!!Credo!!beijos,chica

Daniel Savio disse...

Eu realmente acho que não são o politicos em si que merece um colega como palhaço, mas nós sim, o povo brasileiro por escolher os nossos representates (tão porcamente)...

Fique com Deus, menina Mariana.
Um abraço.

Belle disse...

Eu vi essa lamentável propaganda eleitoral.. e ainda tem cidadão que vota numa pessoa dessa!!!
Mari, obrigada pela visita ao meu cantinho.... tb adorei o seu... voltarei sempre. bjos, bjos :)

Paula Marina disse...

não da pra achar graça mesmo... é lamentável que nosso pais seja governado por palhaços.

bjs

Nelio Júnior disse...

com certeza os politicos aqui do Brasil abriram espaco para casos como o do Tiririca. O que eu posso fazer, é rir desse ótimo humorista e lamentar os politicos que estão po ai...

obrigado pela visita

OLHAR CIDADÃO disse...

Mariana

Boa tarde

Não há nada de novo na figura de tiririrca candidato a deputado, sob a visão da forma como ele se apresenta para o eleitor e busca se eleger. Não é do seu tempo, e do meu mais por ouvir falar, um candidato chamado Ademar de Barros, foi o pioneiro do lema tipo rouba mas faz. Já houve quem apresentasse o slogan, eu quero roubar, e outros mais recentes, como o pioqueiro ou a senhorira sueli, sucessora do "meu nome é Enéas". Candidatos assim, bizarros, atraem o voto do eleitor que acredita através deles exercer algum tipo de protesto.

Nós os cidadãos, fazemos por merecer o congresso que temos, pois, ainda tratamos política e encaramos política, como um lugar para desonestos, e, não nos damos ao trabalho, nem temos coragem de fazer da política um lugar só para os honestos. Há um candidato aqui no Rio, que deve se eleger facilmente como dep. federal. Ex jogador, um craque dentro de campo, mas..., faltava aos treinos, nunca cumpriu suas obrigações como devia, empregado que era, foi preso por não pagar pensão alimentícia, processado e condenado por calúnia e difamação contra expoentes do esporte brasileiro, condenado a indenizar o proprietário de um apto. que um vazammento destruiu, sem que o candidato jogador jamais tivesse dado a menor bola para o problema do vizinho, fraglado certa vez aplicando uma surra junto com outros brigões num torcedor... vai ser eleito.

Sabe, o tiririca acaba por dar uma importante contribuição para o processo eleitoral. Ele nos mostra que só assume cargo legislativo e executivo quem recebe o nosso voto. Ao contrário de muitos que não sabem em quem votar, eu tenho que escolher entre alguns bons nomes aqui no Rio para dep. estadual e federal, infelizmente eles, não rebolam, não fazem piada e nem foram artilheiros, aí o pessoal não conhece, nem se interessa em conhecer. De quem é a responsabilidade ? O processo eleitoral, a Lei eleitoral são ruins, mas o eleitor, o cidadão precisa mudar primeiro, para depois pensar em mudar os políticos.

Um grande abraço

OLHAR CIDADÃO disse...

Mariana

Boa tarde

Não há nada de novo na figura de tiririrca candidato a deputado, sob a visão da forma como ele se apresenta para o eleitor e busca se eleger. Não é do seu tempo, e do meu mais por ouvir falar, um candidato chamado Ademar de Barros, foi o pioneiro do lema tipo rouba mas faz. Já houve quem apresentasse o slogan, eu quero roubar, e outros mais recentes, como o pioqueiro ou a senhorira sueli, sucessora do "meu nome é Enéas". Candidatos assim, bizarros, atraem o voto do eleitor que acredita através deles exercer algum tipo de protesto.

Nós os cidadãos, fazemos por merecer o congresso que temos, pois, ainda tratamos política e encaramos política, como um lugar para desonestos, e, não nos damos ao trabalho, nem temos coragem de fazer da política um lugar só para os honestos. Há um candidato aqui no Rio, que deve se eleger facilmente como dep. federal. Ex jogador, um craque dentro de campo, mas..., faltava aos treinos, nunca cumpriu suas obrigações como devia, empregado que era, foi preso por não pagar pensão alimentícia, processado e condenado por calúnia e difamação contra expoentes do esporte brasileiro, condenado a indenizar o proprietário de um apto. que um vazammento destruiu, sem que o candidato jogador jamais tivesse dado a menor bola para o problema do vizinho, fraglado certa vez aplicando uma surra junto com outros brigões num torcedor... vai ser eleito.

Sabe, o tiririca acaba por dar uma importante contribuição para o processo eleitoral. Ele nos mostra que só assume cargo legislativo e executivo quem recebe o nosso voto. Ao contrário de muitos que não sabem em quem votar, eu tenho que escolher entre alguns bons nomes aqui no Rio para dep. estadual e federal, infelizmente eles, não rebolam, não fazem piada e nem foram artilheiros, aí o pessoal não conhece, nem se interessa em conhecer. De quem é a responsabilidade ? O processo eleitoral, a Lei eleitoral são ruins, mas o eleitor, o cidadão precisa mudar primeiro, para depois pensar em mudar os políticos.

Um grande abraço

OLHAR CIDADÃO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pensador disse...

E fácil jogarmos a culpa no congresso. Mas e a nossa culpa, quando vamos admitir?

Caca disse...

Que me perdoem alguns homens sérios que ainda há no congresso. Os abestados, histriônicos e oportunistas que antes eram exceção, agora são a face pública mais visível do poder legislativo. Então tiririca estará no lugar certo. O pior é pensar que apesar de tudo, ainda vamos permancer como estamos, ou seja, a mudança é apenas de pessoas. Desculpe o calão do palavreado, Mariana, mas é aquele velho ditado: "mudam os mosquitos, mas as bostas continuam as mesmas.! Um abraço. Paz e bem.

Hugo de Oliveira disse...

é ridículo isso...

abraços
de luz e paz

Hugo

Rosemildo Sales Furtado disse...

Mandar Tiriricas para o congresso é privilégio de todos os estados. Nós merecemos!

Beijos e ótimo domingo pra ti e para os teus.

Furtado.

Anônimo disse...

Lendo um articulista de uma revista esta semana, descobri que, longe dos deputados sentirem-se incomodados com a candidatura de Tiririca e seu slogan, sentem-se confortável, uma vez que os votos que vão para ele engrossam os votos de legenda, colocando de volta ao poder caras, como o tal do Waldomiro, aquele do mensalão, de volta na Casa. Ou seja, gente que nós estamos repudiando pela falta de ética, voltam ao poder através de pessoas que criticam o Poder, como Tiririca.
Isso, porque ao invés de anularmos o voto, achamos que estamos mostrando o como estamos insatisfeitos, colocando lá dentro pessoas que mal sabem o que vão fazer lá.
Por que votar em gente como Marta, Netinho, e outros que nos envergonham pela sua conduta e desmandos nos governos? Por que temos que votar em pessoas que, realmente, nào vão nos representar politicamente?
Essa é uma das eleições mais impressionante que estou vivendo - onde a ética está claramente sendo aviltada, onde o povo se vê praticamente sem opções, e as poucas que tem, não passam de provocações.
Onde vamos amurrar nossa mula?

Unknown disse...

Oi, querida Mariana
Sim, pior do que está pode ficar. Temos no Brasil inteiro candidatos a todos os cargos possíveis, dos mais incompetentes e ridículos. Os partidos têm culpa por apelar para o populismo e fazer legenda, levando com esses candidatos muitos outros atrás. O povo não se dá ao respeito e brinca com uma coisa muito séria que é o futuro do nosso país.
Um abraço e tudo de bom!

Mariano P. Sousa disse...

Mariana minha amiga!
Saudade tua essa!
Onde vamos parar? -
O circo está armado e o espetáculo da propaganda política já está chegando ao fim corra pra você assistir aos ultimos epsódios rs rs rs rs rs!
Beijão!

jakeline magna disse...

adorei este seu post... e está corretoooo o congresso merece o tiririca... tanta palhaçada que sai de lá que tal um palhaço de verdade rsrsrsrs adorei o seu blog, já sou seguidoraaaa e no twitter tb... bjssss

Terê. disse...

amiga! por favor nem pensar em piora.meu Deus já está ruim,se ficar pior.danousse.misericordia,falei.beijos tere.

★Isa Mar disse...

Vixe, nem tenho o que comentar, só que sempre dá pra ficar pior
Beijos e ótima semana pra você!

Vida disse...

O problema não é votar em Tiririca, mas sim, votar nele como protesto, porque essa pessoa é um humorista.
Eu sou a favor do voto consciente.
Beijos

Sempre Fênix disse...

Oi Mariana
Vim conhecer seu espaço e agradecer o comentario la nos meus sonhos !
Volte sempre que puder !
A Opção seguir está na lateral do meu blog apos as imagens !
Espero ve-la mt em breve por lá!
Estou te seguindo
Otimo fim de noite pra vc!!!
Beijos

Cadinho RoCo disse...

O fênomeno Tiririca nos convoca também para a reflexão quanto à qualidade do eleitorado brasileiro. O nível de representação política no Brasil cai a cada mandato e isso se deve ao fato de que estamos num processo eleitoral corrompído, intoxicado, desqualificado e comprimido sobretudo pela obrigatoriedade do voto. Não é mais possível ignorar tamanha evidência com risco de estarmos, em nome de uma pseudo democracia, entregando o Brasil ao que há de pior da sua gente.
Cadinho RoCo

Diana Carla disse...

ola Mariana vim agradecer a visita...cheguei e ja gostei do blog!!!

seguindo e voltarei mais vezes!!!

bjinhus...

angela disse...

Terrível e verdadeira realidade.
beijos

ValériaC disse...

Minha querida, infelizmente uma triste verdade...dá aflição só de pensar...
Tenha uma ótima semana amiga...beijos...
Valéria

Thomaz disse...

Excelente a linha de raciocínio, Mariana. Se os partidos escolhem candidatos como Tiririca para puxarem votos, eles merecem tê-lo como um de seus pares. E cada vez que aparecer sua imagem no plenário, todos iremos gargalhar sobre a fraquíssima composição da Câmara. Eles merecem!

Anônimo disse...

Sinto-me envergonhada por ser de um país que ainda elege pessoas assim, sem o mínimo preparo e levando tudo na palhaçada.
Bjs

Estrela disse...

Mariana,
Oieee..vim agradecer pela visita.
Amei seu blog, suas postagens...esse sobre a politica e uma triste realidade.
Sabe as vezes penso que poderiamos fazer mais pelo nosso país, por nós mesmos...tenhamos sempre esperanças.
Uma linda noite de domingo p/ vc e uma ótima semana.
Bjs no coração (*_*)

Victor Zanata (Exilados do Paraíso) disse...

Que bacana seu espaço, e que legais suas reflexões. Gostei muito daqui, agora tmabém sou seu seguidor.

Nilce disse...

Nossa, Mariana.
Li 4 textos de uma só vez.

A coisa anda feia mesmo. Não sei onde chegaremos com tamanha ignorância do povo brasileiro, que se vende por todo tipo de bolsa/esmola.
E nós correndo para pagá-las.

Bem que tentamos fazer a nossa parte.

Bjs no coração!

Nilce

Marilu disse...

Querida amiga, não consigo entender que não haja o mínimo de exigência para ser um candidato. O Tiririca e tantos outros, são uma afronta a inteligência do eleitor. Mas o pior de tudo é que com certeza vão ser eleitos. Tenha uma linda semana. Beijocas

João Lenjob disse...

Eu acho que político não deveria ter salarios. Ia sumir este povo todo.

João Lenjob.

João Lenjob disse...

Aguardo você em meu blog.

João Lenjob.

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

É de chorar!!!
Beijinhos, Mariana!

Lê Fernands disse...

Essa falta de critérios do Congresso é de dar vergonha.

Bonito pra nossa cara.

Bjs meus

Wanderley Elian Lima disse...

Os semelhantes se atraem. Nada melhor que um palhaço para completar aquele circo montado em Brasília. Pode, e vai ficar pior, tudo nesse país sempre piora um pouco.
Beijos

Flor da Vida (Suelzy Quinta) disse...

Mariana, oi linda amiga! Realmente o texto que você compartilhou conosco nos leva à profundas reflexões dentro daquilo que estamos assistindo a tempos e que nos tras imensa tristeza e desânimo no coração... Até escrevi um "Mar de gotas..." tentando repassar o que minha alma sente diante de tantos abusos por essa massa integrante dos nossos líderes em questão... Obrigada amiga, por compartilhar tão expressivo e sábio texto! Desejo-te uma ótima e iluminada semana... Carinhos... Bjsss

Valéria lima disse...

Cara, terrível isso, pior que muitos votam por gozação mesmo daí, pior que tá, fica sim!

BeijooO*

Fátima Guerra (Mellíss) disse...

Querida
Adorei a postagem.
Nada melhor do que um carinho para desejar uma semana feliz.
Conte com o meu!!
Beijo
Fátima Guerra

lis disse...

Mariana
Ótima discussão e comentarios sobre a problemática política do nosso País.
Sem noção os partidos que aceitam um tiririca, uma tati quebra barraco, uma mulher melancia, um romário e muitos outros mais,pra fazer parte do cenário politico do país.De fato, uma palhaçada que vamos ter que engolir.
Existe alguns e poucos bons nomes mas diante de tudo que temos vivido o povo já nao acredita e prefere esculhambar de vez.
Não vejo preconceito em dizer que esses nomes não servem pra se juntar aos outros porque não é por termos um severino cavalcanti que merecemos um tiririca e uma mulher melancia.
Claro que estamos indignados com tudo que está aí, e se rebelar votando nessas figuras bizarras e incompetentes, tanto quanto ,não modifica nem melhora nada.
Lugar de ladrão é na cadeia e de palhaço é no circo ou nos programs infantis (nem pra isso tiririca serve,porque só fala asneiras)
Triste demais.
Beijinhos Mariana, vamos torcer pra que homens e mlheres honrados e competentes se elejam pra compensar essa ignorancia e mau estar que vai ser a vitoria desses nomes .
abraços

Eduardo Medeiros disse...

Votar em Tiririca é votar no protesto, na indignação. Será ótimo que ele ganhe e seja o símbolo do que na verdade se transformou o congresso: uma piada de mau gosto.

abraços

Márcia disse...

Mariana... o Daniel Savio que me falou do seu blog... suas idéis são muito parecidas com as minhas mesmo... polemica...rs... já estou te seguindo... um bj