quinta-feira, maio 20, 2010

Dicas para combater a depressão

Minhas dicas: Amar, respeitar e ser solidário com o próximo.
Não ser egoista e egocêntrico.
Respeitar as diferenças e valorizar a vida a sua e dos outros.

Dar risada e sorrir sempre. Cara fechada faz mal à saúde.
Desejo uma linda quinta-feira para todos.
Mariana

"Manter um estado emocional positivo e combater a depressão são atitudes fundamentais na prevenção de doenças. Diversos estudos científicos já comprovaram que as boas emoções são um excelente reforço contra gripes, resfriados, alergias, obesidade, problemas de pele, hormonais, cardíacos e gástricos. Na opinião de Luiz Gonzaga Leite, chefe do Departamento de Psicologia do Hospital Santa Paula, de São Paulo, “independentemente do tamanho e do tipo de problema de cada um, é preciso ter domínio sobre os próprios pensamentos e aprender a enxergar a luz no fim do túnel”.
A depressão deve ser encarada como uma doença como outra qualquer, como o diabetes e as enfermidades do coração. Ou seja, pode ser prevenida e tem controle. Para quem não tem acesso a terapias de grupo e não tem recursos para consultar um bom psicólogo, Leite revela sete dicas para combater o estresse sem custo algum e sem remédios:
— Pare de se culpar
Há um tipo de pessoa com altíssimo nível de autocrítica e que acredita ser culpada por todos os problemas, incluindo os das pessoas à sua volta. Essa dica serve para todos nós: é necessário começar a dividir o problema em partes e verificar exatamente qual é o seu papel para que a situação sofra mudanças favoráveis. Não se martirize pelo que está fora do seu alcance.
— Perca o medo de envelhecer
Tem muita gente que se deprime ao se imaginar em desvantagem na vida profissional e pessoal somente porque passou dos 30, 40 ou 50 anos. Encare a crise da meia-idade como mais uma possibilidade de crescimento pessoal, de dar uma virada profissional e afetiva. Se seu parceiro está passando por isso, aceite a situação como algo natural do processo de amadurecimento e, talvez, conjugal. Exponha suas opiniões com serenidade e aproveite você também para definir a qualidade de vida que quer para si de agora em diante.
— Desabafe de vez em quando
É sempre importante cultivar amigos e ter um bom relacionamento com familiares, principalmente quando se quer desabafar. Claro que você deve evitar reclamar de tudo e de todos para os que estão próximos. Nada disso! Mas ter com quem se abrir e estar pronto para ouvir o que nem sempre se quer ouvir é um passo importante para evitar o estresse.
— Pratique exercícios
Não é preciso se transformar num maratonista. Se você caminhar vigorosamente três dias por semana, durante 30 minutos, não apenas se sentirá mais saudável como também perceberá que o bom humor será mais constante na sua vida.
— Atenha-se à rotina normal
Pessoas em crise de depressão geralmente se sentem desestimuladas para cumprir inclusive tarefas simples, como lavar a louça, levar os filhos ao colégio, fazer uma boa refeição ou até mesmo caprichar na higiene diária. Nesses momentos, insistir em cumprir tudo o que faz parte da rotina faz parte do processo de cura.
— Evite álcool e drogas
Algumas pessoas com depressão acabam recorrendo ao álcool e às drogas com intenção de se livrar do problema. Esse é um dos piores erros que se pode cometer, já que, a longo prazo, essas substâncias afetarão a química cerebral e certamente colocarão em risco seus relacionamentos no trabalho, na vida a dois e em família.
— Coma e durma bem
Alguns alimentos comprovadamente fazem bem à saúde e proporcionam bem-estar. Portanto, vale a pena incluir mais frutas e vegetais na alimentação, assim como peixes, grãos integrais e proteínas. Dormir bem é outra dica de combate à depressão. Mas preste atenção: não se entregue ao sono o dia inteiro.
Combata o desânimo tentando dormir entre seis e oito horas por noite e utilizando o dia para cumprir com boa disposição todas as tarefas.
Fonte: Blog do Vida-ZH

17 comentários:

Guará Matos disse...

Depressão é uma bosta!
Concordo com o que você escreveu.
E mandar pra PQP o que nos aborrece também é um santo remédio.
Bjs. queridona.

ONG ALERTA disse...

A vida é um presente que foi dado a todos, então aprenda e desembrulhar com sabedoria.
Faz quem quer de verdade...então todos podem...paz.
Beijo Lisette.

chica disse...

Saber viver o melhor possível é legal.Boas dicas !beijos,chica

Daniel Savio disse...

Dicas interessante, mas seria uma série de posta falando sobre cuidados, seja pessoal, ou na parte de informatica?

Fique com Deus, menina Mariana.
Um abraço.

Eduardo Medeiros disse...

Mariana, muito boa a postagem. Nunca é demais ler de novo esses conselhos simples e que de fato funcionam para termos uma vida melhor.

Procuro já há muito tempo seguir coisas bem parecidas. Mas confesso que chegar aos 45 e me ver na "meia-idade" me assusta um pouco rsss

Mas sabe de uma coisa? vou seguir direitinho o conselho para os que estão em crise de idade: vou ser pai pela primeira vez!!!!!

É como se eu tivesse voltado aos meus 25 anos...rssssssss

beijos, querida!

Caca disse...

"Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver

Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver..."

Esta letrinha simpezinha do Roberto e Erasmo é uma lição importante. Ler muito também ajuda na salvação da alma, uma vez que a alimenta de conhecimentos e na busca do autoconhecimento. Muito boa a dica. Obrigado sempre, Mariana. Abraço grande. Paz e bem.

angela disse...

Ótimas sugestões.
beijos

Wanderley Elian Lima disse...

Oi Mariana
Felizmente nunca passei por isso, graças a Deus, mesmo assim valeu pelas dicas.
Bjs

Pensador disse...

Gostei mais das suas dicas que das do jornal. E acrescentaria uma, importante: aprender a rir de si mesmo, sem medo de parecer ridículo.
Beijo!

ValériaC disse...

Mariana querida...ótimas as dicas que você nos colocou...
Beijos
Valéria

legalmente loira... disse...

mariana,
as dicas são otimas.
sou da area e aprovei.
seu blog tem assuntos super mega interessantes.
linda noite sem a tal depre...
com carinho.
bjos.

Anônimo disse...

Mari muito bom o post, é sempre agradável lermos algumas dicas de como nos mantermos mais serenos e tranquilos e avreditar sempre que há uma luz no final do túnel.
Bjo grande,
Janeisa

Unknown disse...

Boas dicas e caja de galinha não fazem mel a ninguém.
Abraço

Mariana disse...

HOLA MARIANA !!:
te dejé un comentario en mi blog besos!!!:)

Unknown disse...

Oi, Mariana
Suas dicas pessoais são muito sábias.
As dicas num todo são muito importantes para todos e segui-las é tudo de bom para uma vida melhor!
Um abraço afetuoso para vc e a todos que ama!

Pelos caminhos da vida. disse...

Passando para dizer que não te esqueci, estou ausente nesses dias com visitas devido a uns probleminhas, logo, se Deus quizer volta tudo ao normal.

beijooo.

Fernando disse...

Oi, Mariana.
Informações preciosas, sem dúvida alguma. No entanto, em vista do contexto atual, nem sempre é fácil por essas dicas em prática, e cada vez se vê mais pessoas aparentemente normais apresentando comportamentos nitidamente anormais, se é que dá pra entender.
Tenha um lindo dia, dona moça.