terça-feira, abril 13, 2010

O Homem ideal mas rejeitado:Paulo Feijó


Hoje quero “falar” de um homem público que eu admiro pela sua postura no cargo que ocupa e pelas suas ideias, mas justamente por isto ele é um homem rejeitado “no seu meio”.
Este homem é o Paulo Feijó, o vice-governador do RS.
Sendo ele um empresário conhecido e respeitado e por ter ocupado vários cargos de destaques na área empresarial, foi convidado pelo “seu amigo” Onyx para ingressar na política e em 2006 o DEM o “convocou” para ser vice da Yeda (na época não tinha chances de chegar ao segundo turno).
Feijó aceitou. Ajudaria o PSDB no tempo da TV e também a arrecadar recursos para a campanha.
Ele cobrava planilhas de entradas e saídas dos recursos na campanha, o que não tinha acesso.
Uma das propostas na campanha era não aumentar impostos
.
Antes de a Yeda assumir pediu para o governo anterior encaminhar à AL uma proposta para aumento dos impostos. O Feijó se uniu a oposição e foi para a AL protestar contra o seu próprio governo.
Dali para frente foi só brigas.
A Yeda já tinha conseguido o objetivo dela, e não precisava mais dele.
Para o Palacinho, que é o local de trabalho do vice-governador, ele “levou” somente três pessoas: chefe de gabinete, secretário executivo e assessora de comunicação. Os outros servidores já eram da administração anterior.
O Palacinho tem 17 servidores, 43% do efetivo comparado a gestão anterior.
E o pessoal do DEM que contava com cargos no Piratini e no Palacinho se deu mal.
O vice-governador e sua família têm direito a segurança e motorista, ele não usava, até ser assaltado e ser convencido pela segurança pública a ter segurança, mas motorista ele não aceitou. Sua família não usa deste privilégio que o povo também não tem.
Quando a sua filha Alessandra morreu de acidente de carro, muitos políticos “aproveitaram” da sua dor pessoal, para darem entrevistas na mídia, fazerem promessas vazias e posarem em eventos ao lado de um pai com um coração partido.
Meu Deus, aonde pode chegar os interesses pelos holofotes?
O Chefe da Casa Civil (agora ex) foi no gabinete do vice fazer propostas indecentes para que o Feijó ficasse do lado da Yeda, e também disse que o DETRAN é o caixa dois para o PP e o Banrisul do PMDB.
Feijó gravou “tudo” e o escândalo percorreu os noticiários do Brasil. Ele foi considerado até de louco.
Feijó não se vendeu e não se rendeu ao “encanto” do poder e da politicagem.
Ele é um dos poucos que acredita que cargos públicos devem ser ocupados por pessoas capacitadas, que o governo deve prestar conta dos gastos do governo, afinal o dinheiro é do povo.
Ele é absolutamente contra a pensão de ex- governador e que o benefício deve ser proporcional ao tempo de contribuição.
Sendo contra cabides de empregos, funcionários fantasmas, pessoas incompetentes no poder público somente porque são “amiguinhos ou parentes”, e contra os velhos hábitos da politicagem, foi “deixado de lado” também pela turma do DEM.
Para a eleição deste ano o presidente do DEM “trabalhou” para que o partido fizesse aliança com o PTB, pois ele está pensando em poder se reeleger como dep.federal, na carona dos “votos” que o povão irá dar para o Danlei, ex-goleiro do grêmio.
E a cúpula do DEM gaúcha quer que o Feijó concorra a deputado estadual, para ser “puxador de votos” para os incompetentes, politiqueiros serem eleitos com os votos do Feijó.
Pela sua retidão, por não abusar do cargo que ocupa, ele é o exemplo de um homem que o povo precisa para gerenciar o que é público, mas enquanto houver a politicagem, troca de favores, interesses pessoais comandando os partidos, homens como ele, jamais terão chance de concorrer e chegar ao poder de fato.
Eu como gaúcha e cidadã só tenho a lamentar, pois sonho com pessoas do bem nos três poderes: federal, estadual e municipal.

27 comentários:

Guará Matos disse...

Mas, infelizmente não é isso que a politica pede. A politica praticada pelos "coveiros" da vergonha é a da vagabundagem explícita.
Bjs.

ONG ALERTA disse...

Infelizmente as pessoas esqueceram o significado da política e só pensam na sua conviniência, em tirar proveito próprio.
Partidos deveriam defender seus ideáis, enfim somos obrigados a votar nestas pessoas e o que eles são obrigados a fazer por nós???
Para ser político deveria pré requisitos básicos...

chica disse...

Quando existir realmente política e não politicagens, as coisas podem mudar!beijso,chica

Ricardo Conceição disse...

Todos tem medo da verdade!!

jader/zezi disse...

Mariana...ja fiz um comentario sobre este assunto no proprio Blog do Vice...mas não posso deixar e comentar aqui na minha Amiga.- Vamos lá...será longo...a)este Partido é um PARTIDECO AQUI NO RS, nunca elegeu mais q um ou dois Deputados Estaduais e Federais, nunca teve Senador nem Governador ou Prefeito na Capital...b)seus POLITICOS ATUANTES (ai não entra a pessoa do Sr.P.Feijó)são POLITICOS DE PROFISSÃO, ganham com isto fazendo POLITICAGEM INCLUSIVE O PROPRIO PRESIDENTE DO PARTIDO SR.DEP.ONIX, A QUEM CHAMO DE DEPUTADO VETERINARIO...c)temos na Assembleia um Deputado q foi eleito pela RBS e pelas MULHERES DO RS...o famoso homem do tempo...agora com o vislumbre de uma maior bancada(acho q nao ocorrerá...vamos ver)a nao ser q o ELEITOR CONTINUE SENDO UM ANALFABETO POLITICO Q VOTA EM JOGADOR DE FUTEBOL,ARTISTA DE TV E RADIO ETC...(por isto e q estamos ai nesta verdadeira "merda" pois temos um CONGRESSO CORRUPTO, COMO NUNCA VISTO IGUAL...- Mariana, acho q ainda nao CUNHARAM AS LETRINHAS DO PARTIDO EM Q POSSA ABRIGAR O SR.P.FEIJO...homem de direita,honesto,capaz,empreendedor e tudo o mais...ele esta no NINHO ERRADO, ELE NAO SERVE PARA A POLITICA E OS POLITICOS E DA FORMA Q ELES ATUAM AQUI NO RS (com rarissimas exceções)...acho ate q nao será ELEITO nem p/Dep.Estadual ou Federal, mas como em URNA TUDO PODE ACONTECER...pois nao é conhecido POLITICAMENTE, apesar do ESCANDALO DO DETRAN E GRAVAÇÃO DO BUSATTO E DESTE GOVERNO Q ELE PROPRIO AJUDOU A ELEGER E FAZ PARTE...EMBORA SEJA UM ESTRANHO NO NINHO. Prevalece sempre os INTERESSES DOS CACIQUES E DOS POLITICOS Q FAZEM POLITICA POR PROFISSÃO...- jader martins.-

Anônimo disse...

Oi Mariana,

Que bom que você foi tomar um cafezinho comigo, amigos são sempre bem vindos a qualquer hora.

Quanto ao Vice-governador Paulo Feijó, se você diz que é bom como demonstra ser, tá valendo... Embora eu estou longe de saber, não apenas porque não sou chegada à política, como é outro Estado, que não o de São Paulo. Ou seja, piorou...rs

Beijos,

Anônimo disse...

Mariana,vou até anotar o nome desse vice governador pra não esquecer,porque ele é um espécime em extinção!...rsss...Não existem mais políticos como ele e,os poucos,são obscurecidos pela maioria criminosa,o que é uma pena!Excelente texto!bjs,

jader/zezi disse...

Mariana...tem um detalhe, necessitamos de uma REFORMA POLITICA/ELEITORAL/PARTIDARIA URGENTE, somente com PARTIDOS FORTES, e nisto esta incluido com pessoas DE CARATER ILIBADO,DIGNIDADE,PRINCIPIOS,IDONEO, e somente cabe aos proprios MEMBROS ESCOLHEREM SEUS CORRELIGIONARIOS...são eles q indicam quem deve ascender ao Partido, e para isto devem fazer uma FICHA E Q SEJA LIMPA...NAO COMO ESTAS Q ANDAM POR AI...pois aceitam qualquer LACAIO,BORRA BOTAS EM SEUS QUADROS...ESTA DEPURAÇÃO DEVE SER FEITA PELOS PROPRIOS PARTIDOS, SEM O Q NAO TEREMOS POLITICOS HONESTOS Q TRABALHEM EM PROL DO POVO BRASILEIRO...-jader martins.-

RENATA CORDEIRO disse...

Olá, Mariana! Muito boa a sua postagem.
Precisamos de positividade.
Parabéns!
Sabe que é dia do Beijo? Beijos amigos para você e para nós todos*********

Quanto ao post do nosso Eu e Daí, você só o entenderá, se quiser, se aceitar o convite para conhecer este blog fechado, onde a luta é pelos direitos humanos. Fica o post e o link. O convite é amoroso, de ir e vir quando quiser. Nada mais é preciso. Saudade é muito bom, porque significa que vivemos, não dói. Nostalgia é que dói. Os que a cultivam não se apercebem de que o eu/amor/vida é UM. Ficam sonhando, até que dia, se acaba.
Muito obrigada pela visita.
Tudo de Bom.
Renata
***********

Entre a salada e o bolinho, porque é dia do beijo e porque sabe bem...
...ser mimado, quero mandar-vos...
...muitos mimos e beijinhos :D
*****
ah, Paulinho, acompanhas este bloguinho! Logo, sabes que a euzinha aqui não pode aparecer por enquanto; é preciso que o Explorer pare de me explorar um pouquinho!
*********
O que é melhor? A salada. O que sabe melhor? O bolinho. Às vezes acho que não devíamos sentir fome. Isto de ter que sempre comer de duas em duas horas é uma chatice. É que de duas em duas horas tenho sempre fome e tenho que comer sempre as mesmas coisas: frutinha, bolachinha simples, iogurtinho. Também irrita, né?

http://blogrenataslidesepremioseimagens.blogspot.com/

Celina disse...

quero primeiro agradecer a suaum visita o seu comentário é muito importante para min. de politica eu não intendo, mais vou contar uma pequena fábula . de certa feita estava Cícero procurando algo de quatro pés com uma lanterna, passou alguem e perguntou o que ele estava procurando onde ele respondeu um homem honesto!um abraço carinhoso celina.É UMA PENA TROCAR ALGUEM DE CARATER E HONESTO, POR ALGUEM QUE NÃO MERECE.

OLHAR CIDADÃO disse...

Mariana

Boa tarde

A História de Paulo Feijó é a história de alguns políticos eomens públicos,que por suas posturas decentes e voltadas para o bem públlico,não conseguem espaço na política partidária.

Beleza de matéria,muito importante esse seu destaque.

Grande abraço e parabéns pelo blog,belo,inteligente e interessante.

angela disse...

Gosto do blog deles (não sei se é só dela, mas isso não faz diferença)
Parece que polítia e bom carater não combinam muito.
beijos

wcastanheira disse...

Paulo Feijó taí um cara q admiro ao longe e conhecendo pouco, atreve-se, expõe-se, sei lá ´é um nome q gera muitas controvérsias por vezes acho q é imcompreendido, mas o importante é q ele põe a cara à tapa, isto é um bom sinal, mais uma vez gostei do seu post achei atual e instigante, pra vc minha linda bjos, bjose bjossssssss

José disse...

Olá Mariana,Lá de vez enquanto aparece um como o Feijó, são muito raros infelizmente nos dias que vão correndo, um pouco por todo o lado.
Há dias vi uma Deputada, chamada de Cidinha Campos,a Mulher chama as pessoas pelos nomes que ela sabe que eles são, gostei de a ouvir.

um beijinho,
José.

Lau Milesi disse...

Olá Mariana, pessoas como o vice-governador Paulo Feijó, infelizmente, são raras no meio político. Um meio sórdido, onde parcerias criminosas e conchavos são feitos com o objetivo de lesar e enganar o povo.
Não estou acompanhando de perto a situação política do seu estado, mas minha sugestão é que o lancem candidato a governador e bem rapidinho. São pessoas como o vice-governador Feijó que fazem com que o brasileiro ainda veja uma luz no fim do túnel.

Adoro esse seu lado rebelde, Mariana. ODEIO injustiça.

Um beijo

E.T. A professora Yeda foi uma das maiores decepções que tive nesse meio político.

Hugo de Oliveira disse...

Não conhecia ele...obrigado por apresentar.

abraços

de luz e paz


Hugo

Sônia Silvino (CRAZY ABOUT BLOGS) disse...

A política se tornou um pesadelo na nossa vida: falta de ética, de respeito com o cidadão, falta de vergonha na cara. E o pior, o povo vota nesse tipo de gente e, inclusive, reelege!
Bjkas, minha linda e brilhante Mariana!

Maria Bonfá disse...

sempre desejamos que algo mude. mas acabamos aceitando e ficamos inertes esperando talvez um milagre acontecer.. linda postagem..beijão querida..obrigada pela visita

seu gordo disse...

a política mal necessário,temos o poder do voto mais nao o poder de saber se e lobo ou ovelha quando aparece um bom ele e excluído ou incluído na farra

Pena disse...

Simpática e Preciosa Amiga:
Perante tão belo "curriculum" seria o Homem certo para ocupar cargos de chefia sem medo de errar-se.
Sabe, amiguinha, é raro encontrar na política ou na vida social pessoas íntegras e exemplares nas condutas em prol do bem-estar das pessoas.
Belo Post.
Fala de honestidade e, isso, é fabuloso.
Parabéns. Sempre presente em si a transparência em todos os domínios da nossa vida.
Beijinhos amigos.
Sempre a admirá-la com respeito, estima e imensa consideração.
Bem-Haja, pela simpatia no meu blogue e na vida que prezo muito.

pena

MUITO OBRIGADO, sensata e doce amiga.

Pimentinha Brasileira disse...

Muito bom o texto, mas eu não me simpatizo com ele também não. Desculpe-me!
Abraços!

Jeferson Cardoso disse...

Olá Mariana! Hoje é quarta-feira, uma correria. Não repare em minha visita relâmpago, mas venho lhe convidar para ler o novo capítulo de “O Diário de Bronson (O Chamado)” e deixar o seu comentário.

Retornarei com melhores modos e mais tempo. Tenha uma ótima semana. Abraço do Jefhcardoso!

Déia disse...

Esses são os distorcidos valores de nossa política!!

Uma pena!!

Bj

Anônimo disse...

Mariana um homem com ideias, com sonhos, com vontade de fazer, mas nem tudo nos é permitido, o sistema é falho, as pessoas estão em uma roda viva de vícios, não conseguem enxergar que podem e devem fazer diferente.
Um homem querendo fazer pelos outros, um homem que sabe o verdadeiro significado do amor por uma filha, um homem que sabe o que é não ter uma filha ao seu lado e se dispõe a lutar por uma nação enfim vale a pena???
Na realidade é um lutando...
Um abraço Lisette.

Pelos caminhos da vida. disse...

Infelizmente é isso ai mesmo, os bons são deixados de lado.

beijooo.

Unknown disse...

Lendo comentário da Ong Alerta acrescento: pré requisito básico. Passado ilibado sem nenhum envolvimento em desvios financeiros quer na administração publica quer na privada. Mas isso é utopia esses senhores engravatados que candidatam-se tem nas suas veias sangue de mercenários. Isso é passado de geração para geração o convívio entre eles é marcado por planos de um e de outro se eleitos forem. Raras excessões. E quando acontecem como Paulo Feijó ai são taxados de loucos. Sim honestidade na política é caso de internação. Pois eles querem os balaios cheio de laranja podre. Mas para mim que acompanho esse caso desde o inicio não me sinto enganado sei que a verdade está no Palacinho. O outro cheio de pompas explode com o mau cheiro das "?articulaçoes?"

Daniel Savio disse...

Infelizmente, algo ruim do mesmo jeito, pois aproveitam alguém que é realmente um politico ser usado para eleger os que não prestam para isto...

Fique com Deus, menina Mariana.
Um abraço.