segunda-feira, novembro 23, 2009

Até quando: Idosos sofrerão Maus-tratos?

O MP estava investigando há mais de seis meses o asilo "Casa De Repouso Sonho Meu”(Caxias do Sul-RS), denúncias de maus-tratos, péssimas condições de higiene, sala para "tortura", aplicação de soníferos ( pois era uma maneira de diminuir o número de funcionários).
MP interditou o "asilo".
Segundo a imprensa, era cobrado R$800,00 por idoso, e os que não recebiam visitas de familiares, eram os alvos dos maus-tratos.
Os proprietários negam as acusações, mas uma ex-funcionária confirma.
Eu pergunto: este asilo não recebia visitas de voluntários e da fiscalização?
E os familiares que frequentavam o asilo, não enxergavam as condições dos outros idosos?
Eu visito um asilo daqui de Gravataí, e entro nos quartos, pois muitos idosos não ficam pelo pátio ou na sala aonde há vários sofás e a TV.
Eu sou meio metida, nunca perguntei se posso ir aos quartos, mas nunca fui impedida, e se isso ocorresse, eu desconfiaria.

É o governo maltratando os trabalhadores aposentados, e "empresários" faturando através do descaso dos familiares de idosos esquecidos.
Respeito, dignidade e carinho, são o mínimo que todo ser humano merece, principalmente na infância e velhice.
Muitos nestas fases não sabem como se defender e são abusados pelos monstros que se dizem humanos.

Vale lembrar:
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."

Martin Luther King

21 comentários:

Unknown disse...

Oi, amiga Mariana
Infelizmente, esse fato ocorre em quase todo o Brasil. Já vi várias reportagens denunciando os maus tratos a idosos e crianças. As famílias, quando existem, são as mais culpadas por não darem assistência aos seus familiares internados. Durante muitos anos frequentei um asilo para visitar uma senhora idosa, que já não está mais entre nós, e tomava também a liberdade de entrar e visitar outras pessoas e verificar as condições do asilo. Graças a Deus todos eram muito bem tratados. Ficava com muita pena de ver idosos sem visitas e procurava conversar e dar-lhes atenção. Isso aconteceu quando morávamos no Rio de Janeiro.
Um abraço e tudo de bom!

angela disse...

Tem toda razão em fazer este questionamento.
Frente a velhice e a decadencia física muitos preferem fazer de conta que não estão vendo, param de ouvir os idosos, acham-nos chatos, implicantes,etc e devagar vão transformando-os em seres invisíveis, sem voz e sem razão. Querem esquecer que só não envelhecerão se morrerem antes. E com essa atitude abrem espaço para os aproveitadores, para os pervesos atuarem suas maldades.
beijos

Pelos caminhos da vida. disse...

É revoltante, e saber que há tantas casas assim e sabe lá o que essas pessoas não passam nas maõs desses monstros.
Sempre questiono isso com minha mãe;
não me conforme de certos filhos colocar os pais em casa de repouso(rico fala assim)mas sempre conheci como Asilo,não consigo aceitar isso de maneira alguma.

Aqui planta, aqui mesmo colhe.

beijooo.

Pena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Essência e Palavras disse...

Até quando?
Precisa ser pra já...

Bom texto, respeito é essencial.

beejo amiga. Boa semana

Rosani disse...

Olá, Mariana

Esse texto é um grito de socorro, eu pessoalmente conheci clinicas q cuidam dos idosos por causa de um acidente q minha mãe sofreu, e teve q fica em uma delas para recuperação.
Penso comigo, estamos tão focados nas crianças e adolecentes e não estavamos vendo q os idosos precisam de projetos sociais, e as casas de repousos lugares onde eles possam serem mais felizes e não cameras para morte como tenho visto. Por isso temos usa todos os meios de comunição para ajudá-los, pois eles não tem vozes na sociedade...Parabéns pelo texto.
beijos,

Majoli disse...

Mariana, que dor ao saber disso tudo minha amiga.
Fico imaginando quanto sofrimento esses pobres coitados, abandonados por seus familiares, sofrem em locais como este.
Mas não é só nesta casa de repouso citada, em quanats outras deve acontecer.

Beijos amiga e uma linda semana.

Mylena M. disse...

A um tempo atrás eu e minha família ajudávamos um asilo, por conta própria, pois o asilo é pequeno. Mensalmente ajudavamos com uma pequena quantia, todo mês fazíamos visitas, levávamos a comida preferida de cada um, ficávamos o dia todo conversando com os velhinhos e os parentes que faziam visitas... cantávamos parabéns para os que estavam de aniversário, e sempre fazíamos festinhas, de natal, junina, carnaval, tudo, ao estilo dos velhinhos...
adorava aquilo!
A gente pudia ver nos olhos de cada um daqueles idosos a alegria que eles tinham em receber a gente!
Chegamos até a ajudar nas obras de lá, fisicamente, botamos a mão na massa literalmente!
Mas a situação financeira aqui em casa foi apertando, apertando e tivemos que parar de ajudar financeiramente...
mas esse asilo, apesar de pequeno, é o melhor asilo que eu já vi na minha vida, lá sim os idosos são extremamente bem tratados! :)

Adorei seu post!
:*

chica disse...

Que pena ver isso acontecer, não é? Até quando? beijos,chica

Anônimo disse...

Oi amiga tem um presente para vc lá no meu blog novo o magias, bjos

Barbara disse...

Algum pensador disse que um povo se mede pelo jeito como cuida de seus velhos e suas crianças.
Donde se conclui que não temos medida.

Francisco disse...

Oi Mariana!
Pelo simples fato de alguém ter que ir para um asilo, já seria motivo suficiente para ser bem tratado, com toda a dignidade possível.
Isso ocorre em todo lugar, e a qualquer tempo.
É triste!
Meu blog antigo (Pra Ler no Banheiro) está reaberto. Espero você lá.
Um beijãozão!

Maria Emília disse...

É triste, Mariana, mas uma realidade que não sei se conseguiremos parar. Pelo menos tentamos com textos como este que acabo de ler.
Um beijinho,
Maria Emília

Elaine Barnes disse...

Isso acontece muito. Pessoas abrem casa de reposo por dinheiro e não por amor. É preciso que se ame os velhinhos para ajudá-los,fazer esse tipo de trabalho. Já vi e assisti muitas denúncias por coisas sub humanas. Não sei como colocam a cabeça no travesseiro e podem dormir.Show de horror!
Parabéns pelo post,por essa questão para refletir e fazer alguma coisa. bjão amiga

Sandra disse...

Quanto a casa de repouso sonho meu tenho muitas reclamações,minha mae ficou internada dois anos nesse "asilo" eu lutei muito para tirar ela,fiz reclamaçoes no ministerio publico,tenho um processo de interdição dos meus irmaos em que queriam interdita-la para fins lucrativos,fui caluniada e nao consegui nada para tirar minha mae dessa casa,ela acabou morrendo,causas? desnutrição e desidratação,so consegui tirar ela duas vezes para coloca-la no hospital mais meu irmao tirava e colocava denovo minha mae nesse "asilo",na segunda vez que foi para o hospital minha mae ja deficiente para falar so sentia tristeza,e eu expliquei a ela que nao fui eu a responsavel por tudo isso,pois eu lutei para tira la de la,e ela so pediu para mim nao chorar.
Falava com as assistentes sociais mais so sabiam dizer que ela estava bem cuidada,tive varios atritos com a administradora desse estabelecimento mais nao deu em nada,fiz varias denuncias ao ministerio publico e no dia que ela morreu recebi uma resposta do mp que ela estava muito bem cuidada,
fui reclamar assim mesmo denovo no mp..e a promotora que me atendeu me disse que a mae dela tmb estava em um asilo ai pergutamos qual era o asilo,ela me disse que ela estava num bom asilo,é quase um hotel aonde eu queria colocar minha mae para acabar com as brigas familiares
a resposta que demos a ela é que tirassem ela de la,e colocassem no sonho meu,ja que ela achava tao bom
Este processo resulto em 400 paginas
Infelimente minha mae ja se foi,mais pelo menos agora esta saindo pra fora por tudo que lutei no passado,talvez salve outras vidas

Unknown disse...

Minha amiga Mariana é lugar comum nesses locais atitudes como essa ai flagrada. De fato crianças e idosos são alvo sempre das atitudes dessas pessoas de ma fé.

Mari disse...

Oi xará!! rsrs

Adorei aqui tb!!! confesso que não li o texto pq estou no trabalho, mas posso dizer que uma das coisas que mais me revolta é mau-trato com pessoas idosas, animais e crianças!!!
Estou de olho aqui!!!!! Obrigada pela visita lá no blog!!
Seja muitooo bem vinda!!

Bjos!!!
Mari

Wanderley Elian Lima disse...

Lamentável que isto aconteça todos os dias no mundo inteiro, os idosos são postos de lado pela própria família sempre justificando que não tem quem cuide deles,. Isto é crueldade e deve ser punido com a força da lei.
Beijos

Lira Santos disse...

Hola!

É muito triste mas isso ñ acontece só no Brasil,aqui na Europa acontece muito disso e ainda piór pq a flia abandona e ñ quer nem saber...
Muito bom seu post..
Parabéns, teu blog é genial!

Anônimo disse...

Nossa cultural ocidental não comporta envelhecer, é como se fosse um crime.Há uma exigência de se permanecer jovem e bonito por toda vida. É lamentável pois é nessa idade que deveríamos mais valorizar o ser humano.

bjos

Eduardo Medeiros disse...

Parabéns pelo texto. Somente denunciando esses aproveitadores das fraquezas alheias é que podemos moralizar esse segmento.

Abraços