quinta-feira, outubro 15, 2009

Um Belo Exemplo de Mestra



Hoje é um dia mais que especial, pois é dedicado a quem ensina nossos filhos mesmo diante das dificuldades encontradas sejam pela violência, pelo desrespeito, pela falta de estrutura e infelizmente pelo descaso do poder público.
Faço aqui a homenagem mais que justa e merecida com toda a certeza a Eloísa Menezes Pereira que leciona numa escola em Porto Alegre onde a violência e bandidos "aterrorizam" estudantes, pais e professores.
Muitos colegas da escola da Eloisa desistem, pois querem permanecer vivos, mas esta mestra não desiste nunca, ela é persistente, bravamente corajosa.
Poderia fazer um texto enorme em sua homenagem que seria pouco, mas fica aqui a minha admiração, respeito e privilégio por conhecê-la e saber que nem tudo está perdido.
Tenho certeza que o trabalho da Eloisa colabora para um número menor de futuros marginais.

Eloisa te admiro e tenho orgulho de dizer que somos colegas de profissão, mesmo eu não atuando,sinto-me muito bem representada.
Deus ilumine, proteja e dê muitas forças aos mestres atuantes, para que eles não desistam, pois temos mil motivos para fazê-los.
O mundo precisa de belos exemplos e tenho certeza que a Eloisa, professora mal remunerada, poeta, mãe e avó é uma mulher para ser aplaudida por todos nós.

Abaixo uma pequena mostra de muitos dos seus trabalhos.
Uma experiência que deu certo
"A Escola Estadual Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, de Porto alegre, entregou seu projeto de e-book à Editora Plus.
Quem coordenou foi a professora de Língua Portuguesa, Eloísa Menezes Pereira, preocupada com a agressividade dos alunos de 5ª. série e suas provocações e humilhações aos colegas (bullying). Ela via com preocupação as frequentes provocações que envolviam tapas, cutucões e linguagem chula.
Decidiu, então, fazer uma experiência piloto com uma turma de 28 alunos de 11 a 13 anos e propôs trabalhos que mostrassem para que servem as mãos, o tato e os demais sentidos. Cada um escreveu sua história e ilustrou. Um dos meninos, mais rebelde, expressou-se totalmente por meio de história em quadrinhos.
Nasceu, assim, o livro "Brincando com os sentidos", que está sendo preparado para publicação no site. O envolvimento dos estudantes durante todo o projeto foi animado e o resultado deixou a educadora empolgada.
Aumentou a autoestima do grupo e diminuiu o bullying. Até os outros professores perceberam a mudança no comportamento do grupo, disse Eloísa.
O colégio está localizado numa área carente, cuja comunidade tem pouca autoestima. O desenho ajudou. A professora, que não usa celular, também não sabia que o livro pode ser baixado nos telefones móveis. Ficou animada e disse que pedirá à direção da escola que autorize o uso de celulares para que os estudantes possam ver a obra. Ela acredita que eles ficarão mais interessados ainda no estudo. Agora já planeja desenvolver projetos com colegas de outras disciplinas. "É só ter boa vontade. Compete à direção estimular", diz a educadora. (I.S.)

28 comentários:

wcastanheira disse...

Quem ensina nossos filhos diante de tantas dificuldades, bela matéria, falar sobre professores é muito bom, sou um adimirador quase devoto destes (a) heróis nacionais e bravos vencedores diante de tantas dificuldades implicitas por algumas leis q diminuem e limitam a ação do professor. bjos, bjos, bjoss

Anônimo disse...

Eu trabalho no Sindicato dos Professores e acompanho de perto as aflições desses "guerreiros". Num pais onde o que impera é a comercialização da Educação e consequente desvalorização do professor, lecionar é um sacerdócio. Parabéns a todos os professores e parabéns a Heloisa parece bem representar toda a categoria...

Pelos caminhos da vida. disse...

Parabéns a todos os professores.

Tem selinho comemorativo lá no blog esperando por vc.

Vc faz parte dessa comemoração.

Bom dia.

beijooo.

Victor Faria disse...

Infelizente em nosso país os professores não recebem a valorização que tanto merecem.

tenho um blog sobre informática, se estiver interessada em parceria, comente lá:
Se puder, dê uma força e vote no meu blog para o TOP 30.

http://papodeinformatica.blogspot.com/

Aguardo contato,
Victor Faria

Paulo-Roberto Andel disse...

Oi, Mariana. Obrigado pela visita. No Google, você acha muito material do Cacaso. E, se gostou dele, recomendo que procure por Carlito Azevedo também. Beijoca.

angela disse...

Justa homenagem, já me deparei com algumas professoras assim e tenho certeza que se tivessem melhores condições teriamos muito mais professores criativos e interessados.
Quem escolhe esta profissão é por que gosta de gente.
beijos

manuela baptista disse...

Bonita homenagem!

Bonita e corajosa professora!

Se todos os meninos tivessem a sorte de encontrar semelhante Mestre, estou certa de que haveria muito menos violência neste mundo.

Para a Mariana,

um abraço

Manuela Baptista

Chá das Cinco disse...

Parabéns para você pelo dia de hoje.
Não interessa se você se está afastada, uma vez que escolheu esse titulo, o respeito pelo teu dia será independente da tua atual atuação.
Bjs minha linda

Anjo azul disse...

Venho desejar que estejas a ter uma ótima semana.
E adorei este teu texto, é de ler e reler.
Que a vida te sorria com as mais desejadas felicidades SEMPRE!!!

Bjs
Anjo azul

OLHAR CIDADÃO disse...

Mariana

Boa noite

Merecida a homenagem, e com certeza muito feliz a escolha feita para representar a nossa admiração por todos os mestres.
Parabéns pelo blog que estácada vez mais bonito e crescendo em seguidores e leitores.

Você merece

Um abraço

Judite (Dite) disse...

Olá companheira!
Agradeço a visita no meu espaço e venho também retribuir.
Gostei muito da homenagem que fez à sua amiga. Somente as pessoas que trabalham nesse meio da educação, entendem as condições de trabalho a que estamos habituadas.
Somos nós que lançamos os jovens para a vida, dando-lhes todas as ferramentas necessárias para o mercado de trabalho. Somos nós que os ouvimos, quando estão angustiados. Somos nós que partilhamos as alegrias e as tristezas. Somos nós que ...
Tanta coisa que poderia mencionar!
E a nós, quem nos ouve?
Adorei estar aqui e virei sempre que possível.
Um beijo,
Judite

Anônimo disse...

Os verdadeiros professores são, de fato, guerreiros da educação.A professora Eloísa é um exemplo e um tapa na cara dessa politicalha que só elege Educação como prioridade em discurso de campanha.São guerreiros por enfrentarem, além das dificuldades tradicionais,aqueles pais "zelosos", que não admitem que seus pimpolhos sejam repreendidos por coisinhas banais, como pichar muro, agredir colegas e professores...Um abraço do Éverton.

ONG ALERTA disse...

Bons exemplos estão ai para serem sguidos, faz que quer de verdade esta professora é especial fez e mostrou para todos que se pode mudar e fazer sempre melhor, quem sabe assim teremos um ensino mais digno de respeito e vamos tirar várias crianças das ruas, mas tem de fazer diferente participar ai eles se interessam.

Elaine Barnes disse...

Parabéns! Adorei tudo e a homenagem também. Hoje vi na Ana maria Braga uma professora que tem qse 90 anos e leciona em duas universidades ainda. Chorei. Amor a profissão é lindo! É daí que vem a coragem pra enfrentar os dissabores . O amor pelo que faz é o combustível. bjs

Anônimo disse...

Mariana. vai aqui meu abraço a D.Eloisa, neste dia em q se festeja o dia do "PROFESSOR", aquele q infelizmente é tão DESPREZADO pelos GESTORES PUBLICOS...e sabem por que? simples eles não querem q o POVO SEJA CULTO Q TENHA CONHECIMENTOS...em função disto "eles" ñ debochariam da forma q o fazem do POVO...abrançando D.Eloisa, estou tambem abraçando todos os Mestres do Brasil, inclusive um dos orgulhos de minha VIDA q é minha filha Maritza, tambem Professora Publica do Municipio de P.Alegre.- jader martins.-

Carlos Manuel Ribeiro disse...

Olá Mariana, obrigado pelo carinho e desculpa se não tenho dado sinais de vida..

Efectivamente e mais uma vez, tenho andado com falta de tempo. Nem para mim, tenho tido tempo...

Como se isso não bastasse, ainda por cima o meu último post “Morna, suave morna...” gerou alguma polémica por terras lusas. Pois, alguns ditos músicos (iluminados !?) ficaram ofendidos com a homenagem que fiz à música e ao povo de Cabo Verde, numa atitude que só posso entender como de inveja e pura estupidez.

Tive que lhes responder na mesma moeda (e nisso não sou nada meigo..) e, exclui 3 do meu "Vitral" de seguidores com muito prazer!!

Enfim, gente de mentalidade pequena, muito pequena...

Se por ventura tiveres amigos ligados ao mundo da música, então, sugere-lhes o meu blog, pois, não faço discriminação na música e muito menos relativamente a raças ou povos. As portas do meu blog estão abertas a todos desde que venha em paz e munidos de boas intenções. Bem hajam!.

Por isso, não tenho andado com cabeça para comentar nada.

Bjs e bom fim-de-semana,
CR/de
www.carlosribeiro-photos.blogspot.com

Ana disse...

Gracias por visitar mi playa...Puedes volver cuando quieras.

Besos.

Antonio Carlos disse...

Paz querida irmã Mariana!
Foi um prazer tê-la em um de nossos blogs "procurando os perdidos" e por deixar seu comentário. Sempre que desejar, visite-o e também aos demais que administramos será muito bom tecebê-la em todos eles.
Que o Senhor te dê sabedoria e entedimento em todas as coisas.
Antonio Carlos
www.procurandoosperdidos.com

Maria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria disse...

E nessa corrente, deixo aqui também o meu agradecimento sincero a todos aqueles que, com carinho de pais, anelaram-se para o bem dos nossos filhos, de uma comunidade, de uma nação.
Heróis muitas vezes anónimos, muitas vezes sem reconhecimento dos esforços físico/moral/financeiro e que, dignamente compartilham seus conhecimentos. Parabéns Mestres.
Que o MESTRE MAIOR possa lhes recompensar por todo o bem disposto à humanidade.

Pelos caminhos da vida. disse...

Desejo que seu fim de semana seja de muitas bençãos.

Obrigada pela sua visita.

beijooo.

Unknown disse...

Querida Mariana
Fiquei muito comovida com a sua sincera homenagem. Parabéns a você e a mestra que a inspirou!
Um abraço carinhoso e tudo de bom!

Mônica Lima Falsarella disse...

Olá,

Estou aqui retribuindo a visita! :)
Amei seu blog, e me chama a atenção a interatividade com seus seguidores! Parabéns!

Bom fim de semana pra você também!

Mônica

Barbara disse...

Eloísa deve ter a fibra das mulheres do Sul, digo, do extremo Sul, desse povo de valentia!
Desejo o melhor prá ela.

Sandra Figueroa disse...

Un texto muy interesante amiga. Te dejo un beso, cuidate.

mimbre disse...

Hola Mariana...
Una muestra más de que no todo esta perdido y que QUERIENDO se puede¡¡ Mis felicitaciones para esa docente( Maestra) que antes de ser profecional es un gran ser humano. Gracias por tus palabras y por mostrarno buenos ejemplos, esos que desgraciadamente no tienen prensa ni T.V.¡
Un abrazo enorme y buen finde
Osvaldo

disse...

Realmente ela merece aplausos!Também tenho orgulho de conheçer alguns mestres que simplesmente marcam a vida dos alunos...!
Bons professores são fundamentais!
Eles são os herois do nosso país pois os maiores lideres foram um dia guiados por eles e muitos persistem nessa profissão por amor apesar de serem mal remunerados...
Adorei o post, beijoos

Dalton França disse...

Oi Mariana!
Parabéns por esta emocionante homenagem à educadora Eloísa Menezes, que se estende perfeitamente a todos que têm o magistério como razão de vida.
Desejo-lhe uma ótima semana. Um grande beijo!