quarta-feira, outubro 28, 2009

Confie em Deus, mas tranque o carro

"Mike Tyson segue na mídia: andou sendo entrevistado pela Oprah e fazendo um mea-culpa por uma vida inteira de desvios de comportamento. Isso me fez lembrar de quando ele foi acusado de estupro pela ex-miss Desiree Washington, em 1991. A moça havia entrado no quarto com ele, de madrugada e, ao que consta, desistiu de levar adiante a brincadeira. Qualquer pessoa tem o direito de desistir do ato sexual na hora H e o parceiro tem o dever de respeitar a decisão, por mais fulo da vida que fique, mas deixar Mike Tyson fulo não é algo que uma pessoa de juízo arrisque. Na época, a escritora Camille Paglia disse que Tyson errou, logicamente, mas que a moça era uma idiota. E justificou sua opinião dando o seguinte exemplo: se você estaciona seu carro numa rua escura e deixa a chave na ignição, não significa que ele possa ser roubado. Mas, se for, você foi um panaca.
Essa história sempre me volta à cabeça quando começo a ouvir algum “ai de mim”, que é o mantra das vítimas. Fico prestando atenção na história e, quase sempre, descubro que o mártir deixou a chave na ignição. São os casos de garotas que se deixam filmar nuas pelo namorado e depois descobrem que viraram as musas do YouTube, garotos que dirigem alcoolizados a 140 km/h e acordam no outro dia no hospital, ou artistas que vivem dando barraco em público e depois se queixam por serem perseguidos por paparazzi. Eles devem se perguntar, dramáticos: onde está Deus nessa hora, que não me ajuda? Está ajudando a encontrar sobreviventes de um tsunami ou consolando quem tem um câncer em metástase, porque esses, sim, são vítimas genuínas: mesmo deixando seus carros bem trancados, foram surpreendidos pelo destino.
“Não há prêmio ou punição na vida, apenas consequências.” Não sei quem escreveu isso, mas está coberto de razão. Sorte e azar são responsáveis por uns 10% do nosso céu ou inferno, os 90% restantes são efeitos das nossas atitudes. Vale para o trabalho, para o amor, para o convívio em família, para o dinheiro, para a saúde da mente e também do corpo. Reconheço que os governos não ajudam, que certas leis atrapalham, que a burocracia atravanca, que o cotidiano é cruel, e até as disfunções climáticas conspiram contra. Ainda assim, avançamos (prêmio) ou retrocedemos (punição) por mérito ou bananice nossos.
Então, tranque o carro numa rua escura e também dentro da sua garagem, não entre no quarto de um neanderthal se você não estiver bem certa do que deseja, não deixe uma vela acesa perto de uma janela aberta, pense duas vezes antes de mandar seu chefe para um lugar que você não gostaria de ir, não tenha em casa Doritos, Coca-Cola e Ouro Branco se estiver planejando perder uns quilos e lembre-se do que sua bisavó dizia: regue as plantas, regue suas relações, regue seu futuro, porque sem cuidar, nada floresce.
E, por via das dúvidas, confie em Deus também, que mal não faz."
Escritora :Martha Medeiros
Fonte:Zero Hora

12 comentários:

angela disse...

Não consio pensar em nada para acrescentar, então assino embaixo.
beijos

Pelos caminhos da vida. disse...

Uma linda tarde pra vc.

beijooo.

Edson disse...

Muito legal o seu blog... parabéns...
ediamantino.blogspot.com

Aline disse...

Muito bom o texto da Martha, pra variar rsrs Bjos

José disse...

Olá Mariana,
Este texto é uma verdadeira lição de vida.
"Confio em Deus, mas tranco carro"
Mas a que eu mais gostei, e até me fartei de rir. Não mando o seu chefe para um lugar, onde você não gostaria de ir, mando sim, mas só em pensamento.

Um beijo

Pedaços de Tempo disse...

No fundo, é tudo uma questão de juízo e bom senso!

Como em tudo na vida...


Bjs com sabor a bom senso,
CR/de

Lisette Feijó disse...

Agradeça por estar vivo e ter a oportunidade de fazer alguma diferença neste mundo...

ONG ALERTA disse...

O poder não leva muito longe, as pessoas se pedem acham que podem tudo e esquecem da essência de vida.

(Carlos Soares) disse...

Deus manda ter fé, mas manda fazer nossa parte.Beijos

Pelos caminhos da vida. disse...

Bom dia...
A palavra mágica que faltava nesta manhã
e vem expressar à você, o maravilhoso amanhecer
que lhe desejo, repleto de amor, prosperidade e paz...
Hoje certamente, tudo dará certo,
o seu caminho será suavizado pela brisa delicada,
trazendo com ela o aroma das flores, que darão
colorido ao seu dia.
Tudo isso Deus coloca ao nosso alcance,
para avaliarmos o magnífico presente
de estarmos vivos e sobretudo podermos dizer:
BOM DIA AMIGA!!!

beijooo.

Everson Russo disse...

Interessante, eu vi essa entrevista do Tyson, em alguns momentos ele me pareceu até um ser humano...rs..rs...quase chorou ao ver foto dos filhos, na entrada dos mesmos depois, ao assumir uso de drogas e a vida maluca que teve, ao pedir desculpas ao lutador do nome dificil de escrever que ele comeu metade da orelha...rs..rs...sei lá, penso que por uma mida boa, ele se vestiria até de anjo, tenho uma certa dificuldade em acreditar nessas coisas...beijos querida e um lindo dia pra ti.

Maria Bonfá disse...

lindo esse texto.parabens pela escolha.. assino em baixo.. sem palavras para acrescentar.. passei tambem para te desejar um dia de muita paz.. obrigada por sua visita e seu comentario.. beijos