terça-feira, fevereiro 17, 2009

Cerveja

Não gosto do "gosto amargo" da cerveja.
Por respeitar o gosto da maioria dos brasileiros ,posto aqui estas informações:
São poucos os que resistem a uma loira estupidamente gelada. Seja em dias de verão, nos happy hours ou em churrascos. O que vale é ter um copo de cerveja por perto .
Não é tarefa fácil determinar em que período teria sido produzida a primeira cerveja. Acredita-se que essa tarefa seja talvez tão antiga como a própria agricultura. Especula-se que a cerveja, assim como o vinho, tenha sido descoberta acidentalmente, provavelmente fruto da fermentação não induzida de algum cereal.

A primeira prova arqueológica que temos relativamente à produção de cerveja é proveniente da Suméria. Tratam-se de inscrições feitas numa pedra, relativas a um cereal que se utilizava em algo similar à produção de cerveja. Afirma-se que a descoberta desta se deu pouco tempo depois do surgimento do pão.

Os sumérios teriam percebido que a massa do pão, quando molhada, fermentava, ficando ainda melhor. Assim teria aparecido uma espécie primitiva de cerveja, como "pão líquido". Várias vezes repetido e até melhorado, este processo deu origem a um genérico de cerveja, considerada uma ‘bebida divina’.
Durante a Idade Média, a produção e consumo de cerveja tiveram um grande impulso, devido a influência dos mosteiros, locais onde era produzida e vendida. Naquela época, os mosteiros funcionavam como uma espécie de albergue, oferecendo abrigo, comida e bebida aos viajantes.

No Brasil, teria chegado no século XVII, segundo referências documentadas. Mas não foi fácil cair no gosto brasileiro, pois competia acirradamente com a cachaça e com o vinho. Isso só mudou quando nosso País iniciou relações mercadológicas com outros países, sem ser Portugal. Em 1836, surgiu a primeira notícia sobre sua fabricação no Brasil. De lá para cá, a cerveja, literalmente, caiu na boca do povo... e ficou!

Um comentário:

Anônimo disse...

mariana. melhor do que esta loira e bem GELADA, somente outra "loira" mas de duas pernas e dois braços, um belo rosto, bonita cabeleira, E BEM...INTELIGENTE...q me desculpem as loiras burras...jader martins.-