terça-feira, fevereiro 03, 2009

Transformando Suor em Ouro


Gostei muito da leitura deste livro.
Posto aqui a história do sábio chinês :
" O Sábio chinês presenteou o imperador com um livro.
O livro tinha apenas duas páginas. Ao dá-lo, o sábio explicou: "No momento mais triste de sua vida, senhor imperador, leia a primeira página e feche o livro. E no momento mais feliz, leia a segunda. O presente terá atingido seu objetivo."
Tempos depois, o azar abateu-se sobre o império. Uma peste matou parte da população, uma praga destruiu a lavoura, bárbaros invadiram as terras saqueando o que sobrara. Desesperado, o imperador lembrou-se do livro. Na primeira página, somente uma frase curta:
"Isto vai passar."
Incasávil e laborioso, ele convocou conselheiros e pediu o apoio de seu povo para expulsar os invasores, debelar a peste e recuperar a lavoura.
Mais tarde, sua única filha casou-se com o filho de um imperador vizinho e os dois países se uniram num único e imenso império.
Feliz da vida, o imperador lembrou-se novamente do livro e foi direto à segunda página, onde se lia apenas outra frase curta:"Isto também vai passar."
Moral da história: não devemos nos embriagar pelas grandes alegrias nem nos deixar abater pelas grandes frustrações.

2 comentários:

Unknown disse...

Perfeito cara Mariana. " Não há mal que sempre dure nem bem que não se acabe". A vida é assim mesmo temos só que lutar incessantemente sem desistir nunca.

Anônimo disse...

Pois é, querida Mariana. Esta é, talvez, a mais sábia frase da vida.Entendê-la, efetivamente, faria bem a tanta gente.Como diria Almir Sater, "todo mundo ama um dia, todo mundo chora/Num dia a gente chega, no outro vai embora..." Grande abraço e ótima recuperação.Teu "virtual-friend" ÉVERTON. Ah, sim, ser campeão de tudo, isso também passa!!!