terça-feira, abril 05, 2011

Ponte de Florianópolis corre risco de cair

"Um dos maiores símbolos de Florianópolis, a ponte Hercílio Luz corre risco de desabar.
Segundo o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Paulo Meller, três das quatro rótulas embaixo das torres de sustentação estão desgastadas e comprometem a integridade da ponte.
As três estruturas, feitas para oscilar e amortecer o peso da ponte, estão rígidas. Em 1982, a ponte foi interditada por problemas estruturais.
Para diminuir o peso, foi retirada a capa de asfalto.
O coordenador do Consórcio Florianópolis Monumento, Cássio Magalhães, responsável pela reforma da estrutura, afirmou que uma fratura em uma das 360 barras de suspensão da ponte também a colocam em risco.
Iniciada em dezembro de 2008 e prevista para ser concluída até o início de 2014, a reforma da ponte deve consumir mais R$ 170 milhões, segundo o governo de Santa Catarina.
Uma estrutura provisória de aço será feita para aliviar o peso no vão central da ponte e tornar possível seu desmonte. A estrutura deve consumir cerca de R$ 60 milhões."
Fonte:Zero Hora 5/4/11

17 comentários:

Mariana disse...

Hoje quando li,não acreditei.
Espero que isto não aconteça.
Esta ponte é o que nos permite chegar na ilha a Bela Florianópolis.

chica disse...

Tomara que deem um jeito e resolvam.Uma pena! beijos,chica

Janeisa Tomás disse...

Um símbolo lindo da cidade, precisa ser recuperado já!
Bjs

angela disse...

Tem que chegar nesse ponto para cuidar das coisas.
beijo

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Mariana
É uma pena pois a ponte além da utilidade , é um símbolo de Floripa.
Bjux

Pelos caminhos da vida. disse...

Espero que eles não deixem cair, é um dos cartões postais da cidade.

beijooo.

Verena disse...

Isto é Brasil...
Linda tarde,Mariana
Beijinhos de
Verena e Bichinhos

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Minha querida

isso não acontece só aí, cá em Portugal, um dos maiores acidentes que ocorreu cá foi com uma ponte que caíu, fez mais de 60 mortos, e só depois de acontecer é que tomaram medidas, infelizmente é sempre assim.

Beijinhos
Sonhadora

Rosemildo Sales Furtado disse...

É bastante lamentável, mas, com certeza, uma solução haverá de ser encontrada.

Beijos,

Furtado.

Mônica Bif disse...

Hoje quando vi no telejornal fiquei de cara também com esta notícia, ainda mais quando "profecias" eletrônicas, simularam a queda da ponte, DEUS NOS LIVRE! A Hercílio Luz não é somente um patrimônio de Floripa, mas de todos os catarinenses e brasileiros, é o cartão-postal do nosso Estado, não consigo imaginar a Ilha sem a Ponte Hercílio Luz! Salvem a nossa ponte!!! Bjssss...

Unknown disse...

Oi, Mariana
Espero que a ponte Hercílio Luz tenha a sua reforma feita com muita competência. No Brasil, as obras têm grandes cifras, mas nem sempre são feitas de modo correto. Só tenho medo que essa seja mais uma das obras super faturadas e inacabadas!
Um abraço e tudo de bom!

Nilce disse...

Oi Mariana

Que tristeza. Tomara que isso nunca venha a acontecer. É uma obra muito linda e a falta de conservação deixou-a de um jeito que agora é preciso tanto gasto para a reforma, além do tempo.
O Brasil infelizmente, não cuida de seu patrimonio.

Bjs no coração!

Nilce

Marilu disse...

Querida amiga, com certeza tomarão providências, afinal é um símbolo de Floripa. Beijocas

Toninho disse...

Seria uma terrivel perda de identidade e glamour.Que as autoridades e tecnicos solucionem a fragilidade e seja segura mesmo,sem maquiagens.Um abração Mariana.Bju de luz nos seus dias.

Pensador disse...

A pergunta que não quer calar é: Se houvesse um mínimo de preocupação com manutenção preventiva, será que a despesa e os riscos não seriam bem menores?

Beijo!

Caca disse...

É impressionante (e cansativo) como o Brasil tem um descado com a manutenção de suas obras e monumentos. Será que vão esperar a situação chegar à quase calamidade para resolver definitivamente, como se faz com quase tudo aqui? Isso aí é uma das paisagens urbanas mais belas do Brasil. Abraços, Mariana. Paz e bem.

ONG ALERTA disse...

Eles nem ligam para simbolos...infelizmente, beijo Lisette.