quarta-feira, novembro 03, 2010

Alimentos com propriedades antioxidantes previnem envelhecimento precoce

Estudos recentes demonstram os benefícios dos antioxidantes na prevenção e tratamento de diversas doenças, dentre elas: as cardiovasculares, diversos tipos de câncer e em processos associados ao envelhecimento, como catarata e doença de Alzheimer.
Segundo a nutricionista da Rede Mundo Verde, Thaís Souza, os alimentos antioxidantes proporcionam vários benefícios à saúde. Os antioxidantes combatem os chamados radicais livres, que são produzidos naturalmente pela respiração e produção de energia e afetam negativamente o organismo. Estas moléculas reagem com DNA, RNA, proteínas e outras substâncias oxidáveis, contribuindo para o envelhecimento precoce e a instalação de doenças degenerativas, como câncer, aterosclerose, artrite reumática, entre outras.
Thaís explica que, quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e os mecanismos de defesa antioxidante, ocorre o chamado “estresse oxidativo”. Os radicais livres em excesso podem ser originados não só de processos endógenos, mas também por fatores exógenos, como poluição, hábito de fumar, ingestão de bebidas alcoólicas, ou ainda, por uma nutrição inadequada. O excesso de radicais livres no organismo é combatido por antioxidantes, que podem ser obtidos através da alimentação.
Para a especialista, os nutrientes antioxidantes não podem faltar na dieta, o que explica alguns dos benefícios que as frutas, legumes, hortaliças e cereais integrais exercem no organismo.
Conheça 10 alimentos antioxidantes que não podem faltar em sua dieta:

:: Cacau
Presente em grandes quantidades no chocolate amargo. Rico em polifenóis, substâncias antioxidantes benéficas a saúde do coração e para circulação.

:: Cenoura Fonte de betacaroteno um pigmento natural, também conhecido como pró-vitamina A. Atua no retardo do envelhecimento precoce. O betacaroteno pode ser encontrado na forma de cápsulas.

:: Chá verde Preparado através da infusão da planta Camellia sinensis, é fonte de catequinas que apresentam importante ação antioxidante. Evita danos celulares que promovem a iniciação do desenvolvimento de tumores.

:: Cúrcuma Também chamada de açafrão. Fonte de curcumina, de ação antioxidante, protege contra doenças cardiovasculares e também contra iniciação e desenvolvimento de tumores.
:: Frutas cítricas A laranja, o limão e a tangerina, por exemplo, são fontes de vitamina C que atua no retardo do envelhecimento precoce.

:: Linhaça Este alimento é uma fonte de ômega 3 que apresenta ação vasodilatadora e inibe a agregação plaquetária, que previne doenças cardiovasculares.

:: Oleaginosas Fontes de gorduras insaturadas, vitaminas e minerais. Atua na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e combatem o envelhecimento precoce.

:: Óleo de coco Rico em vitamina E, que atua na diminuição do processo de envelhecimento das células, e na proteção a doenças crônicas não transmissíveis como câncer e doenças cardiovasculares.

:: Suco de uva integral Fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva. Atua “varrendo” os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.

:: Tomate Fonte de licopeno, um antioxidante da família da vitamina A. Seu consumo está relacionado à redução do risco de desenvolvimento de câncer de próstata, pulmão e estômago. O licopeno também pode ser encontrado em cápsulas.

Fonte:http://www.clicrbs.com.br
Desejo uma linda quarta-feira para todos, com muita saúde.

21 comentários:

FERNANDO disse...

Oi, Mariana.
Excelentes informações - como sempre, aliás.
Pena que faltou algum ingrediente para curar ressaca de eleições mal resolvidas (risos).
Beijos e até mais ler.

angela disse...

Assunto importante e um pouco mais suave e mais ao nosso alcance que a política.
Concordo com o Fernando que faltou um antioxidante...rs
beijos

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Mariana
É sempre bom receber informações.Sou muito negligente com minha saúde, preciso criar juízo rsrsrs
Bjux

Rosemildo Sales Furtado disse...

Olá amiga! Passando para te desejar um ótimo dia e agradecer pelas valiosas informações. Belo post. Parabéns!

Beijos,

Furtado.

brasildobem.net disse...

Bem bacana este post, tenho o maior cuidado com minha alimentação e estou sempre incentivando os meus filhos a comerem melhor.
Bjs

"quicas" (joaquim do carmo) disse...

Olá, Mariana!
Obrigado pelas dicas saudáveis que hoje nos deixas - espero que funcione...!
Beijinho

Socorro Melo disse...

Oi, Mariana!

Prazer em estar aqui, esta é minha primeira visita, e vou voltar.

Agradeço sua visita, e seu comentário carinhoso,lá no Blog.

A alimentação é a fonte mais perfeita de saúde. Quem nos dera seguir à risca uma alimentação bem balanceada, assim evitaríamos tantos males, não é?
Ótimas informações.

Gd. abraço
Socorro Melo

Pena disse...

Estimada e Brilhante Amiga:
MUITO OBRIGADO pela pertinência do Post.
"...Segundo a nutricionista da Rede Mundo Verde, Thaís Souza, os alimentos antioxidantes proporcionam vários benefícios à saúde. Os antioxidantes combatem os chamados radicais livres, que são produzidos naturalmente pela respiração e produção de energia e afetam negativamente o organismo. Estas moléculas reagem com DNA, RNA, proteínas e outras substâncias oxidáveis, contribuindo para o envelhecimento precoce e a instalação de doenças degenerativas, como câncer, aterosclerose, artrite reumática, entre outras..."

Admirável e sensível. Uma autêntica lição para todos nós.
Vale imenso.
Abraço amigo de respeito.
Com admiração por si e pelo que concebe de importância maravilhosa e sensível.
Sempre a admirá-la, enorme amiga de bem.

pena

Bem-Haja, preciosa amiga.

ValériaC disse...

Que maravilha...vamos então consumi-los amiga... beijinhos...
Valéria

"quicas" (joaquim do carmo) disse...

Voltei para lhe dizer, amiga, que tem um prémio na minha galeria -http://galeriadoquicas.blogspot.com/ - espero humildemente que aceite este sinal de apreço.
Beijinho

piedadevieira disse...

Mariana, muito importante suas informações.
Beijos

Marilu disse...

Querida amiga, excelente informações, vamos colocá-las em prática. Beijocas

alfa disse...

Olá, passei por aqui por sugestão do Quicas, achei o seu blog interessante, outras vezes divertido e acabei por aprender mais alguma coisa com o seu ultimo post. bjs, vou voltar.

Eduardo Medeiros disse...

Mariana, muito boa sua postagem. Sempre procuro comer os tais "funcionais" e me exercitar. Ainda mais depois dos quarenta...rsssss

abraços

ONG ALERTA disse...

São tudo de bom ajudam bastante, beijo Lisette.

Toninhobira disse...

Legal Mariana compartilhar estes conhecimentos estou copiando para lembrar. Grato por esta generosidade. Um abraço de paz.Bju de luz.

Daniel Savio disse...

Na verdade, uma dieta balanceada é a melhor das coisas...

Fique com Deus, menina Mariana.
Um abraço.

jader/zezi disse...

Mariana, amiga querida, sabes q esta na alimentação a nossa melhor ou pior condição de vida...por isto é muito oportuno colocar isto para q outros leiam por aqui, pois muitos se dão conta das coisas q comem fora de casa q muito mal lhes traz a saude, um abração.- jader.-

Mundo da Lili disse...

Adorei o blog, vim fazer uma visitinha e virei seguidora. Espero em breve vc no meu Mundo!
Enorme beijo e sucesso!

lucidreira disse...

As informações são preciosas, espero que seu poster alcance um grande número de leitores e façam dele um receituário.
Abraço

lis disse...

oi Mariana
Passando pra te desejar um bom final de semana .
Boa leitura encontrei aqui, sempre é bom rever os alimentos que nao devem faltar a nossa mesa.
Obrigada.
beijinhos