Uso sacolas retornáveis quando vou ao supermercado, e sempre carrego uma sacola de tecido na minha bolsa.
Eu estou fazendo a minha parte, e convido a todos que visitam este blog,fazer também.
Vejam: "existe registros de animais mortos por ingestão (peixes, tartarugas e golfinhos) ou por se enrolarem em restos de sacolas plásticas."
Se tu fosses um peixe, não gostaria de estar seguro no teu habitat?
Produzir sacolas plásticas demanda extração e refino de petróleo que resultam em muitas emissões e impactos na flora e na fauna.
Os sacos de lixo são feitos de materiais reciclados (as sacolas usadas nos mercados são feitas de matéria prima).
"Uso de sacolas retornáveis devem eliminar 1,5 bilhão de embalagens plásticas apenas em 2010
A campanha de incentivo ao uso de sacolas reutilizáveis em supermercados deve fechar este ano com a economia de 1,5 bilhão de sacolinhas plásticas.
A estimativa foi divulgada em março pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Ele participou de um evento na praia de Ipanema, no Rio, quando foram distribuídos materiais de divulgação da campanha Saco é um Saco.
— No ano passado, foram menos 600 milhões de sacos plásticos lançados no meio ambiente. Nossa meta este ano é 1,5 bilhão —, estimou Minc, dizendo que o total de sacolas plásticas fabricadas no país por ano é de 18 bilhões de unidades.
O ministro defendeu a utilização de sacolas retornáveis e condenou o uso abusivo das sacolinhas plásticas, que acabam indo parar no lixo, ajudando a aumentar os níveis de poluição nos rios, córregos e nos mares. Minc contou que existem inúmeros registros de animais mortos por ingestão (peixes, tartarugas e golfinhos) ou por se enrolarem em restos de sacolas plásticas."
Fonte:zerohora.com
domingo, junho 13, 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
24 comentários:
Ótima blogada.Precisamos colaborar mesmo.Bjs
Vamos continuar fazendo a nossa parte amiga, por nós, pela natureaz, pelos animais, pelos passaros, como tb para a geração futura.
beijooo.
Oi Mariana,
De fato, não faço isso ao ir ao supermercado. Uso muito esses saquinhos nos cestos de lixo em casa. Mas sim, todo o nosso lixo é separado e posto em lixeiras diferentes, próprias para reciclagem. Inclusive, na calçada de casa, a minha mãe fez lixeiras grandes, separando o lixo úmido do seco e colocou placas indicando os dias de coleta.
Contudo, minha querida amiga, se souber o que poderia substituir os saquinhos utilizados nessas lixeirinhas de dentro de casa (pia, banheiros, lavabos) eu colaboraria mais ainda com o nosso meio ambiente.
Beijos e agradeço de coração a sua companhia no café, comigo. Muito me deixou feliz o seu comentário...
Minha amiga....
Apesar de um tanto devagar, vejo com otimismo os caminhos da conscientização.
Até bem pouco tempo atrás não se falava em ecologia, cidadania, respeito ao meio ambiente, e hoje, mais e mais pessoas abraçam causas maravilhosas.
Lembro quando bem criança, adorava assistir Jacques Cousteau, que já nos anos 60, "cantava a bola" da necessidade de respeitarmos o mundo em que vivemos.
Maravilhosa tua postagem minha amiga, maravilhoso teu trabalho!
Beijo muito carinhoso
Bea
Oh, Linda e Admirável Amiga:
"...— No ano passado, foram menos 600 milhões de sacos plásticos lançados no meio ambiente. Nossa meta este ano é 1,5 bilhão —, estimou Minc, dizendo que o total de sacolas plásticas fabricadas no país por ano é de 18 bilhões de unidades..."
Perfeito.
Sempre em busca da verdadeira e autêntica Cidadania e civismo.
Parabéns pelo texto e conteúdo notáveis e solidários a pensar e sentir nas pessoas.
"Potes" de beijinhos amigos de imenso respeito e estima.
Sempre a admirá-la
pena
Excelente!
Bem-Haja, extraordinária amiga de sonho pela luta incessante e preciosa pelo bem-comum.
Adorei.
Simplesmente linda.
Todos podemos fazer nossa parte!beijos,linda semana,chica
Sempre que vou ao supermercado, levo a minha sacola própria, além de ajudar um pouco ecologicamente, evita encher a minha lixeira.
Beijos
Também uso este tipo de sacola e quando vou ao supermercado, não mais trago as compras em sacos plásticos. Trago-as em caixas de papelão, do próprio supermercado. Acho que assim estou contribuindo um pouco para a preservação de nosso planeta. Adoro vir aqui e me enriquecer com os seus temas. Beijos, amiga e boa semana.
Boa noite amada.
Obrigado pela visita.
Gostei do seu texto,bom para refletir sobre os danos q nós causamos ao nosso planeta.
Beijokas.
Obrigado pela visita.
Bela iniciativa, maravilhoso poste, todo devemos fazer nossa parte.
Bjs
Mila Lopes
Olá,
Normalmente o que norteia as atitudes são os interesses econômicos.
Não lembro exatamente quando as sacolas de plástico tomaram conta...
Mas, lembro bem quando surgiram as garrafas "pet". Era o supra sumo para as empresas...não haveria mais necessidade de espaços para estocarem garrafas vazias, estariam livres das quebras, etc... eram menores custos, consequentemente maiores lucros.
As sacolas e sacos de plástico, seguramente, passam por aí.
Creio, também, que o caminho seja este, coisas duráveis.
Saúde e felicidade.
JPMetz
Oi, Mariana
Também me esforço para preservar a natureza. Uso sacolas retornáveis, não jogo papel ou lixo nas ruas e aqui onde moramos, Cabo Frio, a Prefeitura faz a parte dela e os moradores colaboram.
Um abraço e tudo de bom!
Olá minha linda obrigada por ter ido comentar em meu blog, a, quanto as sacolas, quando faço pequenas comprar, ká tenho minha sacolinha politicamente correta... beijos no seu coração
Rosana Morena
Olá Mariana,
Viemos retribuir a visitinha e gentil comentário
Ótima a sua postagem!
Uma boa semana
Lambeijos e Ronrons
Pepi e Xixo
Vamos chagar lá, acredito, mas vai demorar, Mariana. Como tudo o que diz respeito a mudanças culturais arraigadas. Eu vou à padaria todos os dias, coloco o pão num saco plastico (eles não disponibilizam de papel) e depois, no caixa, eles ainda o colocam numa sacola. A gente recusa e eles dizem que é por conta do bom atendimento. Mas acho que devagar chegaremos lá. Abração. Paz e bem.
Muito importante esta iniciativa...quando vou ao supermercado fazer compras, peço para colocar em caixas de papelão...e depois coloco estas caixas na reciclagem.
É preciso aumentar a consciência de todos.
Ótima semana pra ti florzinha!
Beijos...
Valéria
As lojas deveria trocar os sacos plásticos por papel...ou outra opção dar o exemplo, paz.
Beijo Lisette
Minha linda, eu também uso sacolas ecológicas há tempo. E até hoje há pessoas que se espantam ainda! Falem a sério!
Sabe qual é a melhor forma de terminar o domingo com chave de ouro?
Visitando você!!!
Que a sua semana seja cheia de alegrias e de paz no coração!
"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos,na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.
A dor é inevitável. O sofrimento é opcional." Carlos Drummond de Andrade
Sônia Silvino's Blogs
Vários temas & um só coração!
Puxa vida, vou ter que confessar que não uso sacola de pano, o máximo que faço é evitar de carregar sacos das lojas. Mas prometo, vou mudar isso rs
Mariana!
Passando aqui para retribuir a visita ao Uivos, e conhecer o seu espaço.
Por essas bandas, a companhia de luz tem um programa de reciclagem muito interessante, no qual você trocar produtos recicláveis por descontos na conta de luz. Meus sacos plásticos rendem bons descontos, nunca acumulam em casa, e ainda vão ser reclicaldos...
Um beijo!
Bom Dia Mariana,
Também faço uso das sacolas de tecido ecologico. E são bastante resistentes pois uso a minha desde 2008.
Adradeço-lhe a visita e o gentil coment.
Boa semana,
Forte abraço.
Mariana,muito triste os animais estarem morrendo por uma coisa que poderia ser facilmente evitada por todos!Vamos colaborar!Bjs e boa semana!
Mariana...e demais comentaristas...jamais vamos dispensar o plastico em sacolas...pois nao poderemos voltar a utilizarmos latas de AÇO,p/deposito de lixo, a disposição CMINHÕES RECOLHEDORES...o q necessitamos e de EDUCAÇÃO, ALIAS, MUITA EDUCAÇÃO PARA PARTE DO POVO BRASILEIRO, fazendo a separação correta do seu LIXO...om isto estaremos trazendo um aproveitamento correto de todos os PRODUTOS RECICLAVEIS.- jader martins.-
Tenho tentado fazer a minha parte, verdade!
bjs
Postar um comentário