quinta-feira, janeiro 07, 2010

Viajar virou sinônimo de tortura





























Fomos para SC dia 31/12 à tarde (não foi possível ir antes) e como sempre, enfrentamos filas e claro motoristas mal educados.
A Free-Way estava congestionada ,a RS 040 também, então fomos pela RS 030.
Não há acostamento (vejam as fotos) e mesmo assim motoristas "furam" a fila.
Eu fico muito indignada quando estou na tranqueira e carros andam pelo acostamento e o pior é quando não há acostamento.
E sempre têm os motoristas que "abrem" e deixam estes maus condutores "entrarem na fila, para mais tarde eles voltarem a furá-la novamente.
Na ida a viagem que seria de 3 horas foi de 5:30 horas e na volta que foi domingo pela manhã foi de 3:30 horas.
Estava movimentado a estrada, mas o fluxo estava bom.
Enquanto a rodovia praias- Porto Alegre estava lotada, o outro sentido estava vazio.(fotos)
Poderiam fazer mão única se quisessem. Dizem que teriam de dispor de mais ambulânicas e policiais (daí complica) .
Quem deixou para voltar domingo a tarde ou a noite ,levou mais de 10 horas de Florianópolis-Porto Alegre.
Para mim isto é uma tortura, e a cada ano ,só aumenta este problema.
Não há solução a curto prazo neste país de 3º mundo, onde a frota dos carros só aumenta, as estradas estão cada vez mais precárias e educação no trânsito continua uma raridade.
Momentos de lazer tornou-se momentos de torturas para quem pega uma estrada.
Nas páscoas passadas fomos para a serra, mas já está decidido que ná próxima será para bem pertinho daqui.
E teremos as férias em fevereiro. Aí Meu Deus!
A solução será ficar em casa?
PS: Comercialização de automóveis nas revendas do RS aumentou em 2009 17;5%,enquanto no Brasil o aumento foi de 12,6%.(informações do Hugo Pinto Ribeiro,presidente da Fenebrave e do Sindicato dos concessionários e distribuidores de veículos.Fonte ZH de hoje).

17 comentários:

chica disse...

Nem me fala...vamos enfrentar a BR 101 pra SC dentro de alguns dias...Paciência é preciso! beijos,chica

Kelly Kobor Dias disse...

Pois é, como tem gente louca no trânsito!!!!
Cada dia fico mais assustada...beijos

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Até para se divertir é preciso ter muita paciência. Beijos.

Unknown disse...

Como a Chica logo irei para Santa Catarina e já pensei em tudo posso contar?
Irei de avião avião sim colocarei asas no meu velho carro rsrsrrs pelo menos em pensamento. Mas agora é sério gosto de dirigir na estrada mas esta ficando ruim mesmo. Saio bem cedo é melhor.

Everson Russo disse...

Complicado né? no meu caso que nao sou apreciador de viagens, nem sinto falta delas e acabo nao vendo os problemas de perto, mas vejo pela tv...beijos e otima tarde....

Anônimo disse...

Olá!! Infelizmente as pessoas que andam, dirigem direitinho, que respeitam a sinalização muitas vezes sofre com o que outras pessoas fazem. Muitas vezes é a fila de carros sendo furada por quem sempre esta com pressa e no pior dos casos: causando acidentes. Tudo bem que grande parte de nossas estradas estão atirada, sem manutenção, mas não é por isso que vamos piorar a situação...

Anônimo disse...

Oi Mari,
eu adoro viajar, e lamento muitíssimo esses feriados. Por isso tenho evitado viajar nessas épocas. Aí tô viajando menos né, infelizmente.Mas muita calma nessa hora, senão agente sai brigando com todo mundo e estragando nossas férias.
Coloquei um texto sobre educação do Içami Tiba numa palestra que ele deu ai no sul. Achei interessante, passa lá pra ver.
Bjokas amiga.Linda tarde pra ti.

Unknown disse...

Mariana
Você tem toda a razão, as estradas brasileiras são uma lástima, principalmente as que vão para Minas Gerais.
Vou confessar uma coisa: não tenho mais paciência para viajar de carro ou ônibus.Só viajo de avião ou não viajo, a minha coluna não permite viagens muito longas e estressantes.
Mas para vc que é jóvem, ainda tem paciência e deve aproveitá-la.
Um abraço e tudo de bom!

Daniel Savio disse...

Menina, pior que só aumentamos o efeito estufa (e diminuimos a nossa paciência)...

Fique com Deus, menina Mariana.
Um abraço.

Pena disse...

MUITO OBRIGADO, amiga enorme Mariana, pela sua linda e simpática visita.
Sim! Cada vez mais é preciso educação e civismo nas estradas.
Beijinhos de amizade, respeito e admiração.

pena

Bem-Haja, fabulosa amiga.
MUITO OBRIGADO.

Unknown disse...

Parece que cada vez mais teremos que nos enfiar dentro de casa seja para desestressar ou até mesmo pra viver, pois em muitos lugare temos que estar atrás de grades e portoes cada vez maiores e mais vigiados.
É muita indignação realmente.
Beijos!

Anônimo disse...

Mariana...entra Governante e sai Governante e eles nao pensam na INFRA-ESTRUTURA, NAS ESTRADAS, NOS PORTOS, NAS FERROVIAS...alias, já imaginaste um TREM CONFORTAVEL...de PAlegre ate Floripa...é possivel sim...com paradas em Tramandai,Capão,Torres,Criciuma,Tubarão,Laguna,Garopaba e por fim Floripa...e so entregar a iniciativa privada ou as famosas PPP, para isto precisão ter aquilo ROXO...ser POLITICO MACHO,VOU FAZER, VOU CONSEGUIR EMPRESTIMOS NO EXTERIOR ETC...mas onde estao os POLITICOS Q PENSAM NA POPULAÇÃO BRASILEIRA...eles pensam somente nos quatro anos...ONDE COLOCAM SEUS ASCONES E ASPONES q os ajudam nas FALCATRUAS Q FAZEM COMO O ARRUDA EM BRASILIA...viram hoje no JA ele PERDOANDO...aqueles q o INSULTARAM...ou seja filmaram ele colocando o dinheiro nos bolsos...isto eles sabem fazer perfeitamente.-jader martins.-

angela disse...

Tem épocas que eu nem me atrevo a viajar, prefiro curtir SP vazia ou vou para o interior, nunca para os locais disputados.
não temos planejamento e sempre andamos atras dos acontecimentos.
Entendo sua indignação.
beijos

Mylena M. disse...

Ninguém merece engarrafamento, ainda mais quando isso se soma à péssimas condições nas estradas.
Nunca peguei engarrafamento tão grande assim em viagem, pois sempre viajamos com antecedência à temporada, isso quando a viagem existe! :)

Boa próxima viagem pra você, e mais sorte da próxima vez :D
:*

Unknown disse...

Mariana! Dia 31/12 fomos a Santa Cruz passar a virada com a nossa filha, levamos um tempão para "furar" os carros que estavam entrando em Tramandaí, um encostado ao outro, não tem sinaleira e nem um policial para controlar o transito, um caos.
O descaso e a falta de respeito com o povo está terrível.
Beijos.

Anônimo disse...

Concordo que são maus motoristas aqueles que furam a fila. Mas impedí-los de entrar de volta é tão errado quanto furar. Se for assim, daqui há pouco estaremos bloqueando alguém na fila de ultrapassagem. E olha que isso não é raro... Não se pode usar um carro no trânsito para revide ou represália. E é o que a muitos fazem. Um erro não justifica o outro. Na média, nossos motoristas são péssimos, assim como o descaso das autoridades com a segurança das vias públicas. É uma sucessão de erros. As autoridades devem investir mais nisso, mas também em educação para o trânsito, que deveria ser matéria escolar desde o I grau. É o único modo: os filhos, de dentro dos automóveis fiscalizarem e educarem os pais. E estarem aptos, no futuro, a serem melhores motoristas que seus progenitores.

Lisette Feijo disse...

Adorei ver o adesivo da Alerta no reflexo, beijoss Lisette.