quarta-feira, abril 23, 2008

Alimentação com Agrotóxicos

Verduras, legumes e frutas fazem bem para a saúde, certo? Depende. Uma pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária detectou níveis alarmantes de contaminação por agrotóxicos em vários desses produtos.
Alface e tomate não faltam na salada do brasileiro, e os morangos estão entre as frutas preferidas das crianças. Mas junto com eles, vão os agrotóxicos.
Esses três vegetais estão com resíduos de agrotóxicos bem acima do permitido. O exemplo mais grave é o do tomate. 44,7% das amostras analisadas pela Anvisa foram insatisfatórias. E pior: até um agrotóxico proibido há dois anos no país continua sendo usado na lavoura.
A Anvisa encontrou em 43,6% dos morangos coletados 14 agrotóxicos que não poderiam ser aplicados nas plantações da fruta, e cinco venenos acima dos limites autorizados.
No caso do alface, 40% das amostras também estão longe do ideal. Foram constatados resíduos de quatro venenos proibidos no plantio dessa folhas.
Usar um pouco de detergente, água sanitária, ou vinagre e limão ajuda a eliminar quase toda a sujeira dos vegetais que vão para mesa; mas, no caso dos agrotóxicos, nada disso funciona.
engenheira de alimentos Cláudia Barbosa Moura explica que nem cozinhar adianta. “Não tem mais o que ser feito com o produto que foi contaminado quimicamente”, ela diz.
Quem monitora o uso de agrotóxicos é o ministério da Agricultura. Hoje, apenas a maçã e o mamão têm acompanhamento completo; os outros produtos só são fiscalizados quando há reclamação. Ainda este semestre, o ministério pretende ampliar a lista.
Cláudia Moura diz que, para o consumidor, restam poucas opções. “Uma saída que temos hoje são os produtos orgânicos – que, embora sejam mais caros, ajudam a solucionar esse problema”.
Fonte:G1:Jornal Hoje

Nenhum comentário: