quinta-feira, março 06, 2008

Qual o Nível da Educação no Brasil?


O estudante de 8 anos aprovado no vestibular da Universidade Paulista (Unip) de Goiânia foi barrado na porta da instituição na manhã desta quinta-feira (6). João Victor Portellinha de Oliveira foi à instituição para tentar assistir à sua primeira aula.

A notícia da aprovação de João Victor, que está no 5º ano do ensino fundamental causou polêmica nesta quarta-feira (5). Os pais dizem que a iniciativa de fazer a prova foi do garoto. “Ele que está trilhando o caminho dele, a gente só dá uma força e apóia”, diz a mãe, a arquiteta Maristela Portellinha. A universidade reconheceu em nota da direção que João Victor fez uma boa prova. “O desempenho do estudante, levando em consideração sua idade e escolaridade, foi bom, especialmente na prova de redação, em que revelou boa capacidade de expressão e manejo eficiente da língua. A singeleza do conteúdo não destoava da linguagem simples, direta, coloquial, com poucos deslizes em relação à norma culta. Este fato o torna merecedor de um acompanhamento especial em seus estudos”, dizia o documento. De acordo com a presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás, professora Maria do Rosário Cassemiro o garoto não pode ser matriculado devido a um artigo da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que define que para cursar o ensino superior é preciso que a pessoa tenha concluído o ensino médio.
Insatisfação da OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO) classificou a aprovação de João Victor como “preocupante”. “O fato materializa o alerta que a OAB-GO vem fazendo há tempos sobre a mercantilização do ensino jurídico, que não está sendo tratada pelas autoridades com a devida urgência que requer”, disse nota divulgada no site da Ordem. O documento diz ainda: “O referido fato, por si só, caso seja comprovado, merece que a instituição de ensino sofra imediata intervenção do MEC para que seja verificado se casos semelhantes ocorrem com freqüência e em que circunstância o episódio ocorreu."(notícia no site G1)

Nenhum comentário: